NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

domingo, 1 de julho de 2012

O Triste Problema dos Filmes Pipocas

Ah, os filmes pipoca. Eu gosto deles, todo mundo gosta. Você term ação, comédia, suspense e as vezes um pouco de romance e terror também! Mas o que são os filmes pipoca?

Os filmes pipoca são a maior pedra no sapato dos figurões da Academia de Artes e Ciências Cinematograficas( Academy of Motion Picture Arts and Sciences), a famosa AMPAS. Para quem não sabe, são eles que premiam os melhores filmes e artistas do meio todos os anos. São eles que decidem quem leva o Oscar, a famosa academia. Já se tornou tradição no Oscar indicar, pelo menos um ou dois filmes blockbusters, entre as diversas categorias, para atrair o telespectador. Filmes pipocas normalmente acabam se tornando blockbusters, grandes e lucrativos sucessos do cinema. Por isso porque a academia, normalmente, não gosta de filmes pipocas. 
Eles sofrem do problema da falta de criatividade e da falta de esforço por parte dos realizadores. Por causa disso a maioria deles foi feito apenas para oferecer um pouco de diversão e arrecadar muito dinheiro, muitos(não todos) não passam das duas horas de duração porque precisam ter muitas seções e arrecadar mais dinheiro, são cheios de explosões, piadas idiotas, e a grande maioria não passa da censura 12 anos pois as crianças são um publico muito explorado. São filmes vazios com roteiros fracos, personagens raaaasos... nada nada cult. Mas como o mundo não é cult, sempre vamos ter um Toy Story, um Transformers ou um Avatar da vida para ocupar a decima vaga e chamar platéia para os velhotes. Nesse caso, vamos falar um pouco sobre esses filmes.

Aqui vão alguns exemplos de filmes pipocas que são blockbusters, aposto que vocês assistiram todos: 

- Avatar(2009) (de James Cameron, também diretor de Titanic e Terminator II);
- O Rei Leão, o desenho animado mais famoso da Walt Disney está entre as 15 maiores bilheterias da história
- Star Wars: Episodio I(de 1999, dirigido porGeorge Lucas) figura entre as 10 maiores bilheterias, e foi um sucesso memorável no cinema. Especialmente se tratando do gênero Sci-fi. Vale lembrar que naquela época Sci-fi estava em alta naquela época e Star Wars foi um dos responsáveis por isso.
- Os Vingadores (Marvel's, The Avengers), terceira maior bilheteria do mundo.
- Toy Story 3, da Pixar em parceria com a Disney, também fez bonito ocupando o oitavo lugar entre as maiores bilheterias.
-  Alice no País das Maravilhas (2010) de Tim Burton também está lá.
- Os filmes da trilogia Transformers( que em breve se tornará tetralogia, ou decalogia, se depender de Michael Bay) também ocupam posições altíssimas, famosa por seus efeitos especiais e, diga-se de passagem muito boa, edição e mixagem de som, além de, é claro, explosões... muitas explosões.
- A trilogia de filmes Spiderman de Sam Rammi estralada por Tobey Maguire e Kristen Dunst também foi um sucesso de bilheteria.
- Vale comentar ainda os quatro filmes de Piratas do Caribe, estrelados por Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloon, que também estão todos no Top 20..
Uma coisa que quase todos esses filmes tem em comum(ou quase todos) é que receberam pelo menos uma ou outra indicação para o Oscar, alguns deles também ganharam! Avatar ganhou melhor fotografia, direção de arte e Efeitos Visuais. Piratas do Caribe já concorreu em Melhor maquiagem, melhor ator(Johnny Depp), direção de arte, fotografia e muitos outros, além de Piratas do Caribe: O Baú da Morte ter ganho melhores Efeitos Visuais. Transformers sempre concorreu a melhores Efeitos Visuais e mixagem de som.  Alice no País das Maravilhas competiu com Avatar em Melhores Efeitos Visuais e perdeu, mas ganhou os oscars de Melhor figurino e melhor direção de arte(ambos muito bem merecidos, o filme é visualmente perfeito.)

Star Wars, o quarto filme rodado e primeiro na cronológica, recebeu indicações para Melhores efeitos sonoros, melhores efeitos especiais... mas recebeu indicações para o Framboesa de Ouro de Pior filme, pior ator, pior roteiro, pior diretor... entre varios outros piores. Por sorte, existiam filmes ainda piores que levaram todos os prêmios. Aparentemente Star Wars: Episode I sofria da doença que atinge alguns dos grandes blockbusters: Muita ação, muita explosão... e só. Roteiro nota zero. Nada de elaboração, muitos furos. 
Isso é comum. Não será anormal se você, quando assistir um blockbuster, Transformers 3 é um bom exemplo, notar falhas de roteiro muito aparentes, personagens incoerentes com a situação, entre outras coisas. Mas você não vai se importar porque é exatamente essa a proposta do filme, uma diversão simples, que não exija muito... e tenha muitas explosões. Além desses podemos citar o horrivel Spider-man 3, sucessor do maravilhoso Spider-man 2 ou Piratas do Caribe 4 que, esgotado da história, tenta iniciar uma nova franquia, só para arranjar dinheiro, quando At Words End, embora não tão bem sucedido, tivesse dado um fim excepcional a série.

E ainda tem os famosos promete e não cumpre: não basta ter um roteiro fraco e cheio de falhas, tem que prometer algo incrível e não ter nem 10% disso, como o filme Crepúsculo que teve um trailer enfatizando cenas de agilidade e de "ação" intercaladas com um pouco, quase nada, de romance. E os homens do mundo inteiro, incluindo vários amigos meus, foram assistir achando que era um filme de vampiro e, mais importante, de ação e o que encontraram foi um filme de romance mal executado que tenta inserir um pouco de adrenalina mas não consegue(mas esse problema vem direto da raiz, nos livros, por isso é justificada a fraqueza dos filmes). E para completar falha em repaginar os vampiros ao dar-lhes a característica de "brilhar" no sol, essa característica torna o filme motivo de chacota desde o lançamento em 2008.

Mas isso não é uma unanimidade. Existem ainda os blockbusters pipocas cumprem o prometido e as vezes excedem as expectativas. Vou dar alguns exemplos bem recentes. Jogos Vorazes ,a adaptação do livro homônimo de Suzanne Collins pela Lionsgate, estrelada por Jeniffer Lawrence(no linda e competente Mística de X-Men: First Class ao lado de James McAvoy e Michel Fassbender) que interpreta Katniss Everdeen, personagem principal do filme. Jogos Vorazes prometeu um filme de aventura, infanto/juvenil(será tão juvenil assim? eu não levaria meu filho pra ver se ele tivesse menos de 13 anos) ambientado numa América do Norte distópica onde adolescentes são obrigados a participar de uma especie de Big Brother assassino, onde o que sobrar vivo vence. Jogos Vorazes foi um filme muito feliz, não bastou ser um dos sucessos do ano, alavancado por, alem de uma enxurrada de fãs dos livros, por pessoas de todas as idades que queriam conferir a história e homens, é claro, atraídos pela beleza estonteante de Jeniffer Lawerence(convenhamos que ela é maravilhosa). Jogos vorazes arrecadou uma ótima quantia, deixou um gosto de "quero mais" e, alem de tudo, conduziu bem a ideia de zoológico humano que os jogos apresentam, embora os fãs afirmem que os livros são mais pesados, sangrentos e sombrio(e olha que temos algumas cenas bem cheias de sangue embora não seja um rambo da vida) e de quebra trouxe conceitos como justiça social, a pergunta "quanto vale uma vida?" e reviveu o conceito da escravidão e da servidão um tanto esquecido no cinema dando aos telespectadores, ao final do filme, algo para refletir. 

Outro exemplo de blockbuster bem executado é o famoso novo terceiro lugar na bilheteria mundial: Os Vingadores. Que juntou alguns dos heróis mais famosos da Marvel em mais ou menos duas horas de filme e conseguiu fazer todos coexistirem dando para cada um seu próprio tempo, recheado de cenas de comédia, das tiradas irônicas de Tony Stark (Robert Downey Jr), efeitos especiais de ponta, um ótimo 3D e muita ação.Os Vingadores cumpriu muito bem seu papel com um erro aqui ou ali e preparou o terreno para a nova leva de filmes da Marvel, além de sua futura continuação, é claro. Os fãs ficaram satisfeitos e agora esperam os próximos filmes.




Batman - O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, alavancado pela morte prematura de Heath Ledger(que ganhou oscar póstumo de melhor ator) e pelo sucesso de Batman Begins, além da forte campanha publicitaria, trouxe um batmam tão sombrio quanto o anterior e, como bônus, seu maior inimigo: o coringa, interpretado pelo falecido Ledger. Além de muita ação, esse batman mais realista que usa coletes de Kevlar, tanques de guerra e mascara a prova de bala em vez de uma fantasia vem acompanhado de um coringa tão brilhante que Ledger mostrou o quanto Ledger mereceu seu oscar. Batman foi um sucesso, um sucesso de qualidade. E, ao fim desse mês estrará a, provável, ultima sequencia do morcego de Nolan, que promete ser superior as anteriores. Será? Temos que pagar para ver.

E enquanto Batman não vem, podemos nos "contentar" em ir para o cinema nesta Sexta-feira(06/07) e assistir O Espetacular Homem Aranha, a maior aposta da Sony Pictures desses tempos. O filme irá recontar a história do herói Peter Parker tendo mais fidelidade as HQ's e tentará apagar a mancha vergonhosa deixada por Homem Aranha 3(2007). O Espetacular Homem Aranha promete um filme mais sombrio que o anterior, com uma paleta de cores escuras porém muito vivas, enfocando com mais atenção o lado emocional do personagem e suas relações, entre elas com a namorada Gwen Stacy, com o desaparecimento de seus pais e como ele tem de aprender a lidar com sua nova condição e tudo isso tentando ser fiel as HQ's e sem esquecer da ação. Além de tudo, promete um Homem aranha divertido mais parecido com o dos HQ's clássicos e dos desenhos animados da década de 80/90. 

Vamos esperar que esse filme exceda as expectativas como outros fizeram e que venham outros filmes, com boas ideias, com novas ideias que saiam da mesmice e que consigam fazer-nos devorar nossas pipocas antes de chegar aos 30 minutos. E por que não, agora mesmo, escolher um DVD divertido, fazer uma pipoca ao modo antigo, se sentar naquele sofá aconchegante e aproveitar esse resto de domingo? Eu vou fazer isso. Até a próxima!




O Triste Problema dos Filmes Pipocas - by Riraymage

Um comentário:

  1. Ai meu Deus!
    Eu assisti quase todos,co exceção de uns dois eu acho,hehe.Acho que gostamos de filmes pipoca lá em casa e tens toda razão quando diz que eles não são nada culturais,sempre quando saímos do cinema comentamos sobre os efeitos especiais e cenas engraçadas,coisas desse tipo.
    Adorei o post,vc escreve muito bem Riray e muito obrigada pelos elogios,mas estou longe de ser uma profissional,quem me dera.És sempre muito bem vindo.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir