NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

terça-feira, 26 de junho de 2012

[REVIEW] Falling Skies - Let's talk about Aliens.

Quando eu penso em filmes, séries de televisão ou livros cujo tema é invasão alienígena eu sempre fico com um pé atrás. O fato é que eu simplesmente não gosto histórias de aliens. Não gosto dessas histórias de "e então os aliens vem, destroem tudo, dominam a raça humana, parasitam eles e, em varios casos, também comem... ou simplesmente exterminam". Esse é o processo "básico" dos filmes de aliens. Isso não quer dizer que todos os filmes de aliens sejam assim, ou que todos sejam ruins. Aposto que não, sou eu que simplesmente não engulo a maioria deles. Tenho um carinho especial por Guerra dos Mundos(The War of the Worlds) que foi baseado no livro homônimo de H.G Wells. Já devo ter assistido esse filme umas boas vinte vezes, e assisto de novo sempre que dá vontade. Mas isso não importa. Estou eu aqui, desarmado(quanto drama), falando sobre uma série de TV cujo tema é uma invasão alienígena. Uma série de TV que realmente me cativou de tal forma que, em uma madrugada assisti oito episódios de vez e deixei os dois últimos para o dia seguinte só porque fiquei com medo de dormir e minha saliva literalmente escorrer para o notebook e queima-lo. Essa é Falling Skies.

Falling Skies é uma série da TNT e tem entre os idealizadores Steven Spielberg, que é um nome conhecido no cinema, especialmente quando se trata de Sci-Fi(science-fiction). O series premiere Alien Invasion começa com uma cena onde vemos um desenho no papel feito por uma criança, nesse desenho vemos uma cidade sendo atacada por uma nave alienígena e fogo nas casas. A criança que fez o desenho nos conta o que aconteceu. 
E então os aliens vieram e o governo disse para não jogar as bombas nucleares neles porque eles queriam ser amigos, mas os aliens não queriam ser amigos. O exercito lutou contra eles mas a maior parte das pessoas no mundo morreu[...]. 
O ataque teria deixado a maior parte do mundo completamente devastada, mais de 90% da população teria sido exterminada e as grandes cidades eram todas vigiadas por imensas estruturas alienígenas. E então começa a saga de Falling Skies. Estamos em Boston, Massachusetts, seis meses após o maciço ataque inicial. Acompanhamos Tom Manson, integrante do 2nd Mass( Second Massachusetts), um grupo de sobreviventes que se uniram longe das cidades grandes e procuram sobreviver. Tom é um historiador designado como   segundo comando do 2nd Mass graças ao seu amplo conhecimento em história militar ao lado do capitão Weaver, um militar disposto a mudar o jogo. Tom também foi cruelmente apunhalado pela invasão. Sua esposa foi morta e um de seus filhos, Ben, foi capturado pelos aliens. Tom agora luta não apenas por sobrevivência, ele está determinado a recuperar seu filho. Junto a ele estão seus dois filhos, Hal Manson, um jovem de 16 anos que acaba tornando-se uma especie de soldado em treinamento, e o pequeno Matt. Integrados a equipe de Tom estão Karen, namorada de seu filho, o asiático Dai e o ex-policial de Boston Anthony, além do próprio Hal. Eles e outros homens que foram obrigados a tornar-se soldados precisam manter os civis seguros e ao mesmo tempo, organizar uma campanha contra as forças de ocupação extraterrestres buscando sua expulsão para que possam reconstruir suas vidas. A pior parte é que  ninguém sabe o que são esses seres, de onde vieram ou qual seu objetivo nessa ocupação.


Falling Skies é um daqueles seriados de 10 episódios onde o principal motivo da escassez é o fato do orçamento destinado a cada episódio ser monumental. Semelhante a Game Of Thrones da HBO, cada episódio tem o orçamento de pequeno filme. Isso proporciona um CG no mínimo satisfatório, especialmente se estivemos falando de uma série de TV. E os gastos de Falling Skies devem ser ainda superiores pois temos alienígenas, mechas, naves, estruturas enormes, explosões e muitas coisas. Com essa diferença monumental de tempo e dinheiro, não podemos esperar um CG do nivel de Planeta dos macacos ou Independence Day. No entanto, como eu disse, é satisfatório.
Mais do que bons efeitos especiais, Falling Skies trás bons atores e um bom enredo que aparentemente pode parecer confuso, mas que se revela um quebra-cabeça "divertidamente intrigante" a medida que os episódios se seguem e acompanhamos os eventos que circundam por Tom e cia. Sobre o enredo de Falling Skies, acho válido comentar que é uma série de mistério, portanto assistir os primeiros  episódios não vai te fazer entender nada, pois é justamente neles que são apresentados os questionamentos. Sugiro que assistam a 1ª temporada inteira(come on, são dez episódios!) e depois fazer um apanhado do que achou, mas acho que os resultados serão bons. E se não forem, ao menos ninguém vai poder dizer que você não entende porque não viu tudo.


Além dos efeitos especiais e os personagens carismáticos aos quais você provavelmente vai se afeiçoar Falling Skies também possui alguns elementos que eu, especificadamente, nunca vi em nenhum filme recente e que contribuem para tornar a série mais interessante. Como se não bastasse o mundo ser dizimado por extraterrestres, esses bichos usam mechas como armas de combate e possuem uma espécie de biotecnologia que deixa os humanos completamente vulneráveis ao seu poderio. Os alienígenas capturam crianças em todos os lugares que encontram prendem a elas uma especie de "arreio", esse aparelho é ligado a sua espinha e a cabeça e serve para, aparentemente, transformá-los em escravos pois as crianças arreadas obedecem cegamente aos extraterrestres e possuem um olhar vazio. Ben é uma dessas crianças.


Mecha extraterrestre.
Gostaria de continuar a falar sobre essa belíssima produção da TNT e do Steven Spielberg, mas Falling Skies não é o tipo de série que te deixa um montante de questionamentos e tem uma tendencia de não demorar a dar uma resposta para eles. Isso significa que falar demais poderia estragar algumas surpresas que os produtores devem ter preparado com muito apresso para o telespectador... e eu não gostaria de estragar nenhuma delas. Assisti a primeira temporada inteira e os episódios lançados da segunda temporada e estou satisfeitíssimo com o que vi até este momento. Futuramente farei uma análise mais detalhada, mas por enquanto devemos aproveitar a segunda temporada que está em vigor todas as sextas na TNT e no Space


Falling Skies, portanto, está recomendadíssimo. Sugiro aos que leram este texto que vão até seu site de downloads preferido agora e baixem a série inteira para descobrir aquilo que eu não quis contar e acreditem: é muita coisa. E para finalizar: esse belíssimo poster de divulgação da segunda temporada.



Falling Skies - Let's Talk About Aliens by Riraymage

Nenhum comentário:

Postar um comentário