NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Três tecnologias que o homem não deveria desenvolver #1 - Clonagem humana

Em essa ultima semana eu tive uma discussão, daquelas amigáveis que se tem com amigos sobre tudo misturado com tudo onde você começa falando de política e termina falando de vida e morte. E este dia acabou que o assunto de vida e morte entrou pro lado da ressurreição e um de meus amigos comentou que diziam que daqui à algumas décadas seria possível "reviver" ou reanimar pessoas usando tecnologia avançada. A ideia é que após a pessoa morrer, ou quando estivesse em estado terminal, a pessoa seria congelada(não me lembro em que, mas acredito que seja nitrogênio líquido) para manter o corpo e a matéria intactos até que a tecnologia seja capaz de reanimar essa pessoa e ela "volte" a vida. Mais isso não importa, embora seja o que me motivou a escrever esse texto.

Eu sou meio geek, meio nerd, meio cinéfilo e as vezes vejo um filme ou outro que, embora seja uma ficção, me faz divagar sobre a possibilidade das situações daquele filme ocorrerem na vida real e, incrivelmente, percebo que algumas delas realmente podem acontecer ou, ao menos nós podemos chegar a algo parecido. E, é claro, obviamente, essas situações quase sempre vem de filmes de ficção científica. Mas não estou falando de um Star Wars da vida ou um Star Trek... especialmente quando eu não assisti nenhum dos dois. Falo de coisas como Matrix, Eu,robô e outros filmes do tipo. Então eu comecei a divagar.  E se essas tecnologias realmente existissem, e se o homem num futuro próximo conseguir criar isso, e, principalmente, se as criações se voltasse contra o criador e acabasse "dando merda"? Eu tenho uma ideia exata sobre o que, exatamente eu acho que o ser humano não deveria inventar e porque mas, há uma constante em todas as três: eu tenho medo delas. E a pior parte é que parece que cientistas do mundo todo estão louco para transforma-las em realidade.
Elas são:

1. A Clonagem humana
2. Androides e a Inteligência Artificial
3. Congelamento e "reanimação" do ser humano.


Esse primeiro post é sobre:
A CLONAGEM HUMANA
A clonagem, propriamente dita, já existe e é praticada em larga escala nos animais. Praticam com os bois para multiplicar as cabeças de gado ou quando acham que um boi tem alguma qualidade superior em relação aos outros. O mesmo vale para os cavalos, sobretudo os de raça e de competição. Hoje em dia o dono já pode clonar um cavalo bom para ter sempre o seu animal vencedor. O primeiro animal clonado a obter sucesso foi a famosa ovelha Dolly, em 1996. A ovelha Dolly, porem acabou morrendo cedo, em relação a expectativa de vida do animal, por problemas de articulação. Dolly estava tendo uma especia de "artrose" e os ossos eram muito fracos... para não dizer velhos. Isso porque, para quem não sabe, a célula, em seu DNA, tem uma espécie de memória. As células do nosso corpo realmente envelhecem e como Dolly foi resultado de uma inserção de um núcleo de uma célula adulta num óvulo qualquer. Por isso, assim como todas as características do animal clonado, foram duplicadas, também foi duplicada a "idade" dele. Assim a pequena Dolly nasceu bebê mas com as células de uma ovelha velha. Dolly foi sacrificada em 2003 pois estava sofrendo demais com as dores. Após isso foram clonados vários outros animais, ratos, gatos, cachorros e tudo mais e, hoje em dia, se você for milionário você pode mandar clonar seu cachorro para, quando ele morrer, você ter um exatamente igual e, provavelmente ainda dará o mesmo nome! Valha-me Deus.

1.1 - Para que serve a clonagem para o homem?
A principal justificativa para  a clonagem humana é de que, como os clones tem a mesma informação genética do indivíduo clonado, eles poderiam ser doadores de órgãos, sangue, entre outras coisas pois seriam sempre compatíveis. Existem outras pessoas que gostariam de clonar pessoas mortas, ou filhos, ou qualquer coisa do tipo por questões que não consigo explicar. Acho isso super desnecessário. Mas o principal proposito não é a clonagem efetiva do homem mas a chamada clonagem terapêutica. Nessa modalidade, utilizam células tronco de um embrião clonado e usa-se um método que os cientistas lá sabem que serva para diferenciar as células no tecido que eles querem formando órgãos que poderiam ser transplantados depois. Isso é uma iniciativa MUITO LEGAL. É preciso ressaltar que, graças a Deus, a clonagem humana efetiva é proibida por lei em praticamente todos os países do mundo. É considerado um dos maiores tabus do mundo científico.

1.2 - Pontos negativos da clonagem
Existem várias coisas que justificam a proibição da clonagem. Mas eu queria chamar atenção especialmente para uma delas. Uma vez que as células tem memória e, aparentemente, o clone acaba nascendo com a idade biológica do ser original, isso significa Que os clones podem sofrer diversos problemas de saúde e de estrutura, tal como a Dolly sofreu. Inclusive essa questão do envelhecimento precoce nos clones ainda não foi resolvida no campo científico mundial. Além disso, o clone nem sempre dá certo, muitos embriões morrem, outros acabam sofrendo mutação, deformações e outras coisas mais. Em suma, muito pouco dos clones conseguiria ter uma vida razoável segundo os conhecimentos dessa época e por isso é melhor não criar do que criar um ser sofredor, pois é sempre uma vida.

1.3 - Porque tenho medo disso.
Mas e ai? A clonagem foi liberada, ta tudo muito bem, ta tudo muito bonito. Temos sangue, órgãos e tudo mais garantido, diminuição da taxa de mortalidade por diversas doenças como câncer por exemplo, e tudo mais. Mas e como fica o clone? O cara é um ser humano como todos nós, não importa se ele tem a cara de outra pessoa ou se nasceu para ser uma reserva de órgãos de algum ricaço, acho que ele mereceria respeito, não é? Mas se nós, seres humanos "normais" já sofremos com esses questionamentos universais de "de onde viemos e para onde vamos?" Ou "quem sou eu"? Ou "qual é meu papel nesse mundo"? - Imagina como seria a vida do clone, ele é filho de ninguém, sem mãe nem pai, não tem família. Literalmente não sabe de onde vei nem para onde vai. 
Mas essa não é a pior parte. Ele veio a este mundo de fato com um propósito, e é servir de reserva de órgãos de algum ricaço. Isso quer dizer que ele será chamado sempre que esse cara precisar de sangue. Se ele precisar de um transplante de órgãos, o clone terá que ceder. E ser ele precisar morrer para o ricaço sobreviver, ele provavelmente terá de morrer. Agora imagina se você chega para esse cara e diz para ele que ele é uma experiência de laboratório, a mãe dele é uma barriga de aluguel e seu propósito na vida é esperar sentado até que precisem mutilar seu corpo ou até que o matem para tirar algo muito importante, tipo o coração. Que tipo de reação o clone teria? Definitivamente a pior imaginável. Acho que eu iria querer dar fim em todos os malditos cientistas que inventaram isso e aos malditos homens ricos que me criaram como se eu fosse um objeto. Um dos melhores exemplos( um dos meus preferidos também) que eu já vi sobre essa angústia que paira sobre a vida de um clone é justamente aquela novela de 2001 da rede Globo: O Clone.

Na história um médico geneticista(Albrieri), após sofrer a perda de um sobrinho querido(Diogo), resolveu tentar clonar o mesmo usando células do irmão gêmeo(Lucas) dele. Segundo o médico, como eles eram gêmeos, já eram clones naturais e, dessa forma, se ele fizesse uma cópia do outro irmão e expusesse a criança as mesmas influências do irmão falecido, conseguiria reproduzido. Mas o tiro saiu pela culatra porque a barriga de aluguel não sabia que era uma barriga de aluguel, achava que estava fazendo uma inseminação artificial comum. Uma das partes interessantes é que a mulher era negra e o filho nasce branco, alvo sendo que ela tinha pedido um doador com genes também negros. Mas ela era ignorante sobre ciência e por isso achou que a criança era branca porque a genética dela era européia. A mulher mesmo assim não se importou e amou ele como uma mãe deve amar, batizou-o, deu nome e ainda colocou o doutor de padrinho. Assim nasceu Leo. E albrieri tentava seguir com seu plano de afeiçoar o menino a ele mas a mãe o manda para outro estado. É justamente ai que a história fica interessante. 
Personagem Lucas(humano
original) interpretado por
Murilo Benício
Personagem Leo(Clone)
interpretado por
Murilo Benício
A novela admite que o clone nasceu perfeitamente, como um ser humano normal, sem envelhecimento precoce nem nada. Então nós vemos o pequeno Leo crescer e se tornar adulto enquanto seu xará original Lucas entra nos 40 anos de idade. Lembram o que falei sobre as influencias diferentes serem o que diferenciam os gêmeos em personalidade? Pois Leo e Lucas eram iguais. Mas Lucas fora criado as sombras do irmão e sempre de liberdade limitada. Ao vermos Leo, percebemos que ele é o "verdadeiro" Lucas. O Clone era tudo que o original queria ser mas nunca conseguiu, fez tudo que queria. Lucas é o animal amordaçado, Leo é o selvagem e livre. E quando os dois se encontram surge o impasse onde Lucas descobre que foi clonado e Leo... que é um clone. Então vem as peguntas "de onde eu vim e para onde vou". A história que se segue é quase uma análise sociológica do ser humano e isso é feito de um jeito muito belo. E como se não bastava, O Clone complica ainda a vida de todo mundo em volta dele de diversas formas diferentes. A novela mostra como é perigoso criar um clone, tanto para as pessoas comuns como para o próprio clone e como os resultados do ato podem ser catastróficos e devastadores em uma enorme gama de pessoas. Eu particularmente acho que essa novela é uma das melhores coisas que a Rede Globo já criou e, se houver uma oportunidade de ver(ou rever para quem viu) essa novela, sugiro que assista, e assista tudo. É realmente uma obra de arte.

Esse é aquele momento Deja Vù onde você se toca que já deve ter lido um monte de enredos de livros e de filmes que usam esse tema vários deles se identificam com o texto acima, né? Será que esses filmes foram feitos apenas para entreter o povo e ter uma história interessante para contar ou tem uma mensagem concreta e bem real para passar para nós? Eu penso que sim, a mensagem seria: clonar é errado, clonar é abominável. E eu, sinceramente, realmente abomino esse tipo de coisa e espero que o ser humano nunca tente realizar uma clonagem efetiva eu realmente tenho medo disso, e nem sou religioso nem nada. Tenho tanto medo da ideia de um clone que discutir o assunto me causa arrepios. E depois, acho que não queremos ter um "Leo" de verdade... ou queremos ?


Seguindo a numeração no inicio do post, o próximo será sobre Inteligência Artificial.
Três Tecnologias que o Homem não deveria desenvolver - A Clonagem humana. 
by Riraymage

Nenhum comentário:

Postar um comentário