NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

domingo, 8 de julho de 2012

[REVIEW] O Espetacular Homem-Aranha



Da ultima vez que escrevi sobre o filme "O Espetacular Homem-Aranha"( The Amazing Spider-man) foi para dizer quais fatores apontam que o filme seria superior a trilogia "original" de Sam Raimi estrelada por Tobey Maguire(Peter), Kristen Dunst(M.J), Willian Defoe(Norman Osborn) e James Franco(Harry Osborn). Percebam que eu disse "superior a "trilogia original", e não a apenas um único filme". Assisti o filme ontem e minha opinião não apenas permanece a mesma, como agora foi devidamente reafirmada." The Amazing Spider-man" é sim, superior a "Spider-man", "Spider-man 2"e "Spider-man 3". Mas isso é caso para outro tempo, outra premissa, e outro post e, é claro, com uma análise detalhada(recheada de spoilers) sobre os enredos de ambos os filmes. 
Vamos ao que interessa, a crítica de O Espetacular Homem-Aranha.

Esta resenha é livre de spoilers (revelações sobre o enredo). Contendo apenas menções não especificas.

Aos que assistiram os trailers, e sobretudo aqueles que não tem conhecimento considerável sobre o personagem homem-aranha e suas devidas adaptações, The Amazing Spider-man parece Spider-man (2002), soa como Spider-man, mas não se comporta como Spider-man. Deveria? De forma alguma. 
Ao ver o filme com atenção percebe-se que não bastou para os produtores Avi Arad e Matthew Tolmach mudar a roupagem do homem aranha, ou o visual. Os novos efeitos especiais são esperados pois é um filme de 2012, não de 2002 e eles precisam estar atualizados. Eles mudaram também a abordagem sobre o personagem. Neste momento, antes de iniciar, acho que devo um merecido pedido de desculpas a Tobey Maguire e ao Sam Raimi, pois os personagens de The Amazing Spider-man soam mais profundos, mais palpáveis, que os de Sam Raimi.

Marc Webb, o diretor escolhido, optou por seguir uma linearidade intimamente ligada a jornada emocional e psicológica do personagem Peter Parker e como o Homem-Aranha influencia sua vida. Nós começamos a história com um um Peter Parker pequeno de quatro anos que é deixado por seus pais na casa dos tios sem nenhuma explicação aparente. Após isso temos o Peter crescido, estudante do secundário. Peter está mais tímido, mais misterioso, mais nerd e, é claro, mais zoado do que nunca. Mas dessa vez vemos o turbilhão emocional do personagem por ter perdido os pais e ser criado pelos tios, ser intimidado pelos colegas de escola e que sua paixão por Gwen Stacy não é repentina. Destaque para esse filme que o talento de Peter para tirar fotos é colocado em evidencia. Descobrimos que os pais de Peter eram na verdade cientistas da Oscorp encarregados de algum tipo de trabalho e sumiram do mundo. Se não bastassem dar um upgrade em Peter  Parker, também deram um upgrade no Homem aranha. Agora ele tem os lançadores de teia ( que funcionam muito bem), a roupa também está muito diferente, e dessa vez há até uma razão lógica do porque Peter a escolhe e não simplesmente costura uns pedaços de pano (como em Spider-man).
Essas são algumas características que, além de tudo, fazem o filme se assemelhar aos outros filmes da Marvel, com uma presença mais ativa e importante da ciência e da tecnologia no desenrolar da história. O filme tem a assinatura de fato, mas ainda sim é diferente, não apenas da Marvel em geral, como dos super-heróis em geral. Ele não extremamente "divertido" como Iron Man nem extremamente sombrio como The Dark Knight( que também não é da Marvel, mas foi apenas por via de comparação). Em O Espetacular Homem-Aranha nós temos nossos momentos de diversão e temos nossos momentos tensos. O filme é bem dosado de ambos sem se exceder. Lembra-se que o Homem-Aranha é um vigilante que brinca com os bandidos. A movimentação do Homem-Aranha é uma das melhores alterações. Agora é uma mistura de parkour com acrobacias bem elaboras e, é claro, muitos saltos de teia. Eles aproveitam a elasticidade do Homem-aranha e também fazem com que ele se assemelhe, mais a uma aranha, na movimentação e nas batalhas, admitindo que o agente alterou também seus instintos. Também dão atenção ao fato de que ele acabou de ganhar os poderes e, portanto, ainda não os dominava completamente, tal como o "sentido aranha", que agora já não serve mais apenas para avisar que vem um bloco de concreto nas suas costas. Destaque para uma cena onde ele tece uma verdadeira cama de teia e anda por ela como se fosse uma aranha.
Em relação aos efeitos visuais O Espetacular Homem-Aranha não deixa a desejar. O Homem-Aranha está incrível, o lagarto está muito bom, e sua boca animalesca provavelmente vai lembrar o Venom de Spider-man 3 mas nada que comprometa o personagem. A paleta de cores tem muita influencia do azul-marinho, do amarelo, sépia em algumas cenas, cinza e, verde e cores mais escuras dominam. As cores do filme são todas muito vivas, acredito que seja efeito da filmagem em 3D, pois não vi a versão em 3D... Ainda. Há uma cenas com o Lagarto são visualmente lindas. A trilha sonora é nervosa. Como se quisesse aparecer a todo momento mas se segura até que seja sua vez de se mostrar. Em algum momento aparece como aviso de que algo estar por vir em outro como complemento da cena. Ela se assemelha levemente a trilha de Spider-man e Spider-man 2, você perceberá, mas se encaixa muito bem no filme e é muito satisfatória(nenhuma obra de arte, mas tem seu mérito). Destaque para as cenas emotivas.
Agora falo do verdadeiro triunfo da equipe de The Amazing Spider-man, os personagens. Lá no alto disse que eles eram muito mais palpáveis. E são. Como todas as críticas devem ter dito, a química entre Andrew Garfield e Emma Stone é muito boa e suas cenas juntos são ótimas. Andrew é nada menos que Peter assim como Emma não deixa a desejar como Gwen. Agora também conhecemos quem é o Tio Ben e a tia May. Martin Sheen foi bom enquanto pode ficar vivo (rsrs). Dr. Connors foi Rhys Ifans, e parece que foi escolhido muito bem para o papel. Nosso lagarto tem claras manifestações de insanidade semelhantes as da  personagem Sméagol de O Senhor dos Aneis, disse o Cinemarcado, antes de mim, em sua crítica. Concordo plenamente. Para as pessoas que estavam em dúvida sobre a origem do herói, algumas cenas que aparecem no trailer, em especial duas são relacionadas a esse personagem e podiam comprometer a trama. Numa delas Connors incita Peter a descobrir a verdade sobre seu pai( "If you want the truth, come get it!"). A segunda é apenas um áudio onde ele pergunta "você tem alguma ideia sobre o que você realmente é ?". Funcionou muito bem no trailer mas, graças a Deus, eles decidiram não atrelar a origem do personagem diretamente ao Lagarto. A relação que Peter constrói com Connors, para mim, é quase deliciosa de se assistir, um banho de atuação. Retrata perfeitamente os quadrinhos onde ele descobre a identidade do personagem e faz de tudo para salvá-lo sem machucar Connors, imagine as cenas de luta então ? E por ultimo mais não menos importante temos o Capitão Stacy, pai de Gwen, que faz um papel muito digno na série.

O Espetacular Homem-Aranha dá um banho no filme de Sam Raimi quando o assunto é fidelidade aos qudrinhos e acredito que as alterações feitas no enredo foram completamente entendíveis e coerentes. Além de tudo O Espetacular Homem-Aranha veio para mostrar que vai continuar, o filme tem muitos ganchos para próximas sequencias(inclusive a próxima já está em produção), tem cena pós-créditos(como todo filme Marvel), e tem um fator que me fez simpatizar muito com o filme, este, infelizmente vou deixar oculto porém todo mundo que sabe um pouco de HQ e das HQ's do aranha vai entender o que é. Algo que diferencia O Espetacular Homem-Aranha da maioria dos filmes de herói.

O Espetacular Homem-Aranha  é um grande filme de super-herói e superou todas as minhas espectivas.Para mim merece um bela nota de 8,9. Muito superior ao 6,5 que dei a Os Vingadores . Agora ficaremos todos ao aguardo de  Batman - O cavaleiro das Trevas Resurge(confesso que odiei esse nome), que provavelmente será um filme muito bom, ultimo da trilogia dirigida por Chris Nolan.

Até a próxima!

[REVIEW] O Espetacular Homem-Aranha by Riraymage

Nenhum comentário:

Postar um comentário