NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

sábado, 31 de março de 2012

Animes que dariam ótimos filmes em Live Action #1


Oi pessoal, essa não é bem uma seção nova do blog, eu tento não dividir-lo em seções porque não tenho tempo para atualizar  regularmente todas elas nem tenho colaboradores ou amigos que queiram participar do blog. Mas vou tentar fazer uma série de postagens desse gênero. Acho que todo mundo já sabe que eu sou otaku (fã de animes/mangás e cultura pop japonesa), ainda mais após o ultimo post declarando meu amor a One Piece. Então vão ser algumas colunas onde vou, tentar, postar animes ou mangás que conheço que poderiam originar adaptações cinematográficas bem sucedidas. Mas, é claro, com dedicação e capricho por parte dos realizadores do filme, caso contrário, daria numa aberração como Dragon Ball Evolution. E, cá entre nós amigo, não queremos um Dragon Ball 2... ou queremos ?


E o anime escolhido para abrir os posts é o anime que eu considero uma das histórias mais bem elaboradas que já li/assisti.  Poucos livros, mangás ou mesmo filmes que vi tinham uma história tão bem montada e tão cativantes. Acho que pela imagem acima, vocês já sabem qual é.

#FULLMETAL ALCHEMITST
    ("Hagane no Rekinjutsushi" no original)

OBS¹: O post contem revelações sobre o enredo(spoilers), incluindo sobre o final da trama. Se pretende ler ou assistir e não quer informações cruciais, sugiro que não continue a ler. Se já conhece a história ou não se importa com os spoilers, sinta-se a vontade para ler e opinar nos comentários se desejar.

OBS²: Estou tomando como base apenas a história do anime "Fullmetal Alchemist: Brotherhood" que tem base direta com o mangá e segue a história fielmente.



Sinopse: Quando a mãe dos irmãos Elric morre de uma doença desconhecida, Edward e Alphonse tentam rescucitá-la através de alquimia. É preciso saber que no mundo de Fullmetal Alchemist, a alquimia( rekinjutsu) é uma ciência que é quase uma espécie de magia. Consiste no reconhecimento, destruição e reconstrução da matéria através de formulas transcritas em círculos de transmutação. Para entender o anime, pelo menos no inicio, basta saber duas coisas sobre a alquimia. Primeiro: a matéria reconstruída terá sempre massa igual a transmutada(destruída). Segundo: é proibido, sob qualquer circunstancia a chamada Transmutação Humana, o tabu da alquimia. Diga-se de passagem, que é justamente o que os irmãos Elric tentam. Eles tentam, por meio da alquimia, ressuscitar a mãe já morta. Mas como trás de volta a vida uma pessoa? A resposta é simples: não é possível. E, ao invés de realizar a operação, os irmãos Elric acabam por abrir "A Porta". Futuramente, na série, será descoberto que a porta é "O Portão da Verdade", os que a abrem adquirem todo o conhecimento sobre a alquimia, mas há um preço: Alphonse é engolido completamente pelo portão e edward perde um braço. Mas Edward agora tinha todo o conhecimento do mundo, talvez do universo, dentro de seu cérebro. Ele reabre o portão e consegue trazer de volta a alma do irmão, fixando-a em uma armadura qualquer; Edward perde uma perna em troca. A partir daí eles buscam apenas uma forma de reaver seus corpos e partem numa jornada em busca da Pedra Filosofal, um objeto lendário teria a capacidade de realizar qualquer tipo de transmutação, incluindo a transmutação humana. Dessa forma, Ed reaveria seus membros e Alphonse, seu corpo. Logicamente, Ed não fica andando por ai como um aleijado; no mundo de Fullmetal Alchemist, foram desenvolvidas próteses mecânicas chamadas Automail's que substituem membros perdidos pelas pessoas. Assim, Edward pode se locomover e, é claro, lutar.

Vale Comentar: 
1- Edward se alista no Exercito, tornando se alquimista subordinado ao governo. O que tem que fazer é seguir as ordens cegamente, em troca terá a disposição bibliotecas e mais bibliotecas; um acervo incrível de pesquisas que somente os "cães do exercito" podem ter acesso, além de outras regalias.


2- O mundo de Fullmetal Alchemist é steampunk, ou seja: um mundo onde certas tecnologias e ciências são exponencialmente evoluídas enquanto outras são muito precárias. Por exemplo: os personagens se locomovem por meio de linhas de trem a vapor enquanto, no mesmo mundo, existem armas(pistolas, metralhadoras, entre outras) e os automails, próteses corporais avançadíssimas, algumas delas chegam a ser equipadas com outras armas e, obviamente, a alquimia que é o que "move o mundo" de FMA assim como o petróleo move o nosso.



Cosplay: coronel Roy Mustang
Porque daria um bom filme Live-Action: 
A inicio, fullmetal parece uma trama bem simples, mas depois, com o passar dos episodios, percebe-se a complexidade da obra.Vou frisar que a história não é uma história infantil. É uma história pesada e, para dar certo no cinema, o primeiro quesito a ser levado em conta é justamente manter a força da série e não diminuir o teor obscuro, violento e, talvez, crítico da série na transposição. Acho que fullmetal daria um bom filme de aventura, como também um bom filme policial e, talvez um drama ou thriler, dependendo da abordagem.
Uma das cenas mais marcantes da saga, por exemplo, é quando um doutor conhecido de Edward transforma a própria filha numa quimera, um ser meio humano e meio animal.A menina se torna uma especie de besta, uma fundida ao cachorro da casa. Edward encontra a criatura, sofrendo e desesperada mas não tem coragem de dar fim ao sofrimento. Posteriormente outro personagem, Scar, mata a quimera.
Outra coisa a levar em conta é a ambientação. Fullmetal alchemist é desprovido da necessidade de se imitar a cultura ou cenários japoneses pois não se passa no japão nem tem traços fortes da cultura entranhados. A história de fullmetal se passa no país chamado "Amestris", que fica próximo à um deserto. 

Vamos falar mais um pouco do enredo. Quando a história se desenrola , Edward eventualmente descobre que a pedra filosofal não é tão impossível de ser criada, pelo contrário, ela existe. Existe, tem uma receita e essa receita é horrenda. Seria uma quantidade indecente de vidas humanas, algo semelhante a uma cidade inteira. Quando maior a cidade, maior a pedra e a duração dela. A partir daí, a luta é para descobrir uma outra forma de reaver os corpos dos irmãos, afinal, Edward e Alphonse são éticos demais para abusar de um poder tão horrendo. Depois ,descobre-se ainda que as quimeras também podem ser perfeitas, e ter seus corpos humanos e viver como se fossem, apesar de adquirir novas propriedades. Edward descobre que na verdade era apenas uma peça num jogo de xadrez, tornara-se uma peça desde o momento em que se alistará no exercito. Que o grande país de Amestris está sendo manipulado por alguém, um grupo de seres parecidos com humanos, chamados de hurmunculos. Os hurmunculos tem, dentro de si, a pedra filosofal, o que os torna quase imortais e capazes de se regenerar, sendo que destruir suas pedras filosofais é a única forma de exterminá-los; além disso, cada um deles representa um dos pecados capitais e é composto, praticamente de puro o mal. Eles são desdenhosos, irônicos, cruéis e sanguinolentos.

Edward se envereda cada vez mais nos mistérios de Amestris. Além dele, o coronel Roy Mustang, um idealista que deseja mudar o mundo tenta descobrir o que há de errado em tudo. Mustang foi Aquimista convocado para lutar na "guerra de ishval" um distrito, de amestris que causava problemas. A ordem que foi dada aterrorizou-o, nunca seria esquecida: Matar todos. Porém alguém sobreviveu, Scar. Scar conhecia a verdade esquecida da guerra de Ishval e a carregava consigo.
Tanto Edward, como Mustang e Scar, são peças de xadrez do grande líder desta conspiração macabra. E as ações deles vão levá-los ao ponto culminante onde estarão cara a cara com o "pai" dos hurmunculos, responsável por tudo.
Outos personagens atuam na história para que tudo chegue onde deve chegar, como o Alqumista de Carmesim, Ling Xao, um andarilho de um país vizinho e até mesmo o próprio pai dos irmãos Elric, que era julgado desaparecido. 

São passagens como os dialogos de Edward com os superiores, a história da guerra do estado de Ishval, a natureza macabra dos hurmunculos  e da pedra filosofal que dão a Fullmetal Alchemist um teor minimamente adulto e a não transposição desses elementos com fidelidade ou, pelo menos com o nivel de profundidade afundaria uma adaptação cinematográfica. Mas se feito com sucesso, acredito que seria o tipo de filme que atrai qualquer pessoa de todas as idades. 

Vale comentar também que Fullmetal Alchemist é uma série essencialmente policial, excerto pela alquimia e os hurmunculos, o que facilitaria a adaptação, já que não precisariam achar maneiras de criar aqueles efeitos de super poderes e tudo mais que existem em animes como Dragon Ball Z ou One Piece. Fullmetal Alchemist tem tudo que comporia um bom filme, um enredo coeso, personagens carismáticos, crítica social(sim, há, basta prestar atenção), ação e vários questionamentos sobre a humanidade e o valor de uma vida. São muitas coisas, mas acho que com esse início, da pra ilustrar que adaptar Fullmetal Alchemist, seria sim uma BOOOA. Mas não vamos ser ingênuos, muitas passagens da história seriam resumidas a dialogos só para serem lembradas que aconteceram ou talvez simplesmente deixassem de existir. Seria ideal uma trilogia, desenvolvida de forma a todos os filmes terem começo, meio e climax. Pois a série tem pontos chaves que poderiam encabeçar os finais de cada trama enquanto que o filme final seria a conclusão, um filme de guerra  e/ou drama.

Quanto aos cosplays, eu adoro os cosplays, eles serão uma presença constante em meus posts relacionados a Live-Actions pois provam que é sim possivel fazer uma coisa bem feita sem ser profissional de cinema e gastando bem menos, e que os profissionais não precisam gastar mais enchendo os filmes de viadagens e gastar com o que realmente merece a atenção deles, a história.

Animes que dariam ótimos filmes em Live-Action - Riraymage.

2 comentários:

  1. Olá Riray!
    No post anterior já havia comentado que não conheço muito sobre esse gênero, mas eu gosto e a cada post seu venho gostado mais ainda.Fiquei impressionada com o post e de como escreves bem,fizestes um ótimo desenvolvimento no texto.
    Se puder passa lá no blog e se gostar segue tb?
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc, FMA deveria, sem dúvida, ter uma adaptaçao para o cinema

    ResponderExcluir