NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

sábado, 17 de março de 2012

One Piece - O mangá de uma geração.

Da esquerda para a direita: Zoro( Espadachim ), Usopp (atirador), Vivi (rainha de Alabasta), Brook ( musico) Luffy (capitão), Nico Robin( Arqueóloga), Chopper (médico), Nami(navegadora) Franky(Carpinteiro) e Sanji (cozinheiro/2ªlutador)
A LENDA COMEÇA é o título do volume 12 do mangá de ONE PIECE; que é, atualmente, o mangá de mais bem-sucedido no Japão e também outras áreas do mundo. E do que é feito One Piece?

Marinheiros malvados, governos corruptos e misteriosos; piratas que não nadam, frutos do diabo, fenômenos estranhos, um homem de borracha  e um tesouro escondido no fim do mundo. Este são alguns dos ingredientes do mangá mais rentável e também mais amado e apreciado desde Dragon Ball.

One Piece é também o anime em andamento de maior número de episódios atualmente, são mais de 530. Já foi usado como elemento provocador de discussões sobre os direitos humanos por um professor japonês(fonte: pieceproject). Também é o único onde o índice de telespectadores adultos e acima dos 40 anos consegue superar os jovens e adolescentes.
Mas o que há numa história sobre um tapado homem-borracha capaz de atrair um publico que, teoricamente, não daria a minima atenção a tal história "infantiloide" ?
O que há em One Piece que cativa tantas pessoas tão diferentes?

Vamos a história em questão. Se você quiser continuar lendo, é claro.


Imagem: Execução do Rei dos Piratas, Gol D. Roger
Quando Gol D. Roger , alcunhado Rei dos Piratas , é capturado e guilhotinado em nome da lei pela marinha onipresente; sua execução deveria servir de aviso aos piratas do mundo. Mas o tiro saiu pela culatra quando a ultima declaração de Roger ecoou nos rádios e telões de todos os mares: meus tesouros e riquezas ? vão buscar, deixei tudo naquele lugar". Desde então aventureiros e piratas do mundo inteiro içam suas velas e zarpam de suas terras natais em busca do tão sonhado One Piece(uma peça). A partir dai, foi iniciada a chamada Grande Era dos Piratas.  E segundo dizem os boatos, terá fama, riqueza e poder sem igual que rendeu a Roger o título de Rei dos Piratas o homem capaz de dominar os mares e encontrar o tal tesouro... mas ninguém nem mesmo sabe onde ele está, onde é ""aquele lugar"?

A Grande Era dos Piratas foi um verdadeiro chute nos colhões do Governo Mundial que esperava cessar de vez as atividades de pirataria. É em meio a esse turbilhão que vive o jovem Luffy de 8 anos e seu sonho, para horror dos habitantes de sua vila, é se tornar o próximo Rei dos Piratas, domador dos oceanos e descobridor do One Piece. E com 8 anos Luffy ingere um dos frutos do diabo(Akuma no Mi no original), que confere estranhos poderes ao usuário, transformando-se em um homem-borracha. Os poderes, porém, tem um preço: todos aqueles que comem o fruto do diabo ficam impossibilitados de nadar. Mas então como torna-se pirata sem saber nadar ?
E é ainda com os mesmos 8 anos que ele quase se afoga no mar. Ele sobrevive mas graças ao pirata Shanks, seu ídolo, que o salvou de um monstro dos mares e perdeu um dos braços no processo. Mas, como diria o próprio Shanks "De nada vale um braço, quando se aposta na nova geração".  Shanks dá a Luffy seu chapéu de palha. Luffy promete-o que se tornará um incrível pirata, seria esse o dia em que ele devolveria o chapéu ao antigo dono. Apesar de tudo, Luffy não desiste e aos 17 anos zarpa num barco qualquer do East Blue em busca de aventura e, antes de tudo, do futuro bando do Rei dos Piratas.
Shanks salva o pequeno Luffy.

Luffy é tapado, besta e sem juízo tal como seria uma criança de 10 anos. Ninguém imaginava que ele poderia ter sucesso. Eis que ele encontra o primeiro de seu bando, Zoro, um caçador de piratas que fora preso injustamente. Zoro é um espadachim, mas não um qualquer. Zoro luta com três espadas o que o torna superior a maioria dos espadachins, pelo menos no East Blue e, não que seja surpreendente, seu sonho maior é tornar-se o maior espadachim de todos os mares. Nada mais justo para o Rei dos Piratas do que ter o melhor dos guerreiros em seu bando. Luffy o liberta com condição de entrar no bando, ele aceita.

Nami é uma ladra especializada em piratas que, eventualmente acaba topando com Luffy e Zoro. Ela está, desde a infância, roubando piratas para conseguir libertar sua aldeia de um terrível tirano e por isso ela segue luffy, imaginando que ele seria sua sorte grande. Algum tempo depois Luffy descobre a armação da ruiva e se propõe a quebrar a cabeça do tritão Arlong e salvar a ilha embora, antes disso, a unica parente de Nami tenha levado um tiro na cabeça em sua presença.
Cena: Sanji, no canto direito, dá um prato de comida à um homem faminto.



A esse momento já tinham se juntado ao bando o medroso e fiel Usopp e o cozinheiro pervertido Sanji, cujo sonho é encontrar o All Blue, um lendário mar onde todas as espécies de peixes do mundo se reuniriam. Sanji ficou isolado num pedaço de pedra no meio do oceano durante dias com apenas um pedaço de pão e um capitão de navio, dias depois, achando que o capitão lhe privava a comida, tenta roubá-lo e descobre que tudo que ali havia era ouro. O homem comerá a própria perna para não morrer, deixando toda a comida para a criança. Sanji acredita que é um pecado deixar alguém a passar fome, pois poucos sabem o horror que ela representa.

Após luffy acabar com o reinado de horror de Arlong na base da porrada( você vai descobrir que é tudo que ele sabe fazer), Nami se junta eles. Ela é uma incrível navegadora, e seu sonho mapear todo o mundo conhecido e desconhecido num unico grande mapa.

É preciso entender que One Piece é, acima de tudo, uma história sobre sonhos e sobre pessoas que, apesar dos extremos de suas vidas, não desistem de seguir seus sonhos. Todas são pessoas que sofreram muito dos terrores do mundo, e não se deixaram levar pela sua obscuridade dele. Todas elas lutam por um mundo melhor apesar de todos os defeitos, cada um a sua maneira. E mesmo assim, é mais do que isso.

É nesse momento que chegamos ao tal volume 12. A lenda começa quando Luffy e sua tripulação atravessam a Red Line para adentrar na Grand Line, um oceano que fica no centro do mundo, separado dos 4 outros mares por uma camada de águas sem correntezas. Ali o tempo é estranho, as correntes também, e até mesmo as ilhas tem campos magnéticos diferentes, que também influenciam no clima de cada lugar. E é nesse mar que a verdadeira história começa, portanto, quem não viu pelo menos uma ou outra parte da Grand Line, não pode dizer que sabe o que é de fato One Piece.


Luffy é um verdadeiro tapado, mas sua maior qualidade é confiar e proteger seus amigos. Por isso os Chapéus de Palha acabam se tornando famosos por onde passam embora o governo os faça parecer terríveis criaturas. Onde Luffy vai, faz amigos e agrupa pessoas, ele aposta nelas, confia nelas e se propõe a ajudá-las no que for se forem seus nakamas(companheiros).

O primeiro novo membro é Chopper. Sua história é semelhante a do famoso Frankestein. Chopper era uma rena comum e um dia acabou comendo um fruto do diabo por acidente, a Hie Hie no Mi(fruto do humano).  Chopper se torna um meio-humano, capaz de entrar em uma forma intermediaria entre os dois, falar com animais e também entender o idioma humano. Mas ele é visto como estranho pelas renas comuns e isolado. Após isso ele encontra os humanos, que também o veêm como estranho e,posteriormente, como monstro. Chopper é adotado por um medico que cuida dele, após ele ter sido linchado. O Chopper vê na medicina algo por que viver, e a partir dali deseja aprender mais e mais. Ele e o medico se afeiçoam embora o homem sofra de uma doença incurável. Ao fim de tudo, Chopper, busca uma flor que, supostamente poderia curar a doença se a incorporar ao remédio, e consegue encontrá-la com a ajuda de Luffy. E seu mestre bebe. Posteriormente, Chopper descobre que tinha agravado a doença e fica desolado. Ele morre, mas antes disso diz a chopper que estará vivo enquanto estiver no coração de alguém, um homem só morre quando sua lembrança morre. Chopper almeja descobrir a cura para todas as doenças no mundo e torna-se médico de Luffy.

Nico Robin - cartaz
de Procurado
Existe também a história de Nico Robin que teve a ilha natal dizimada pela marinha sem motivo aparente, e aos 8 anos tinha a cabeça a prêmio sendo apelidada de Filha do demônio.E outras mais. Mas essas são mais que suficiente para mostra a natureza do mundo de One Piece. Existem pessoas cruéis, boas, ruins. Existe o governo corrupto e, nesse caso, também misterioso que se firma a base de mentiras. Afinal, porque o governo mandaria matar um monte de pessoas inocentes e incendiar uma biblioteca, a maior do mundo ? A unica explicação é que eles sabiam algo que ninguém poderia saber.

Existem ainda mais histórias. Em One Piece, todos tem passado, tem uma vida que justifica seus atos bons ou ruim, as vezes até seus ódios e medos, mesmo os ódios mais injustificáveis tem uma origem, lá está ela.
Segundo cartaz de
Nico Robin

One Piece encarna diversos tipos de relações, como a discriminatória de chopper, a do problema da fome de Sanji, passando a importante lição de nunca deixar um prato vazio, ou negar comida a quem precisa; "fazer o bem sem olhar a quem". De Robin, que apesar de ser caçada como um monstro, não perdeu a esperança num mundo melhor e, a sua maneira, lutou por isso. Também há a relação com a escravidão e coisificação do ser vivo/homem, que é bem tratada na saga(que está vigente no anime) dos Tritões, onde os homens peixes são colocados como inferiores e escravizados pelo homem até que se revoltam. Como diria Joaquim Manuel de Marcedo "É vítima e também é algoz[...] Apesar de hediondo, o negro escravo não tem culpa, culpa a escravidão, pois ela é perversa por natureza. A escravidão é serpente e de sua língua sai apenas veneno" assim como os tritões gerados pela escravidão pensam em se vingar da raça que um dia os dominou.

Execução de Ace, irmão mais velho de luffy sob a justificativa de ser o filho do Rei dos Piratas.
Também há a relação entre o Governo e o povo, onde observa-se como o governo aliena a população para acreditar nele, onde os homens são caçados, não por matar ou cometer hediondos crimes, mas sim pelo quanto eles sabem, ou quanto mal fizeram ao governo em questão, no mundo onde uma criança de 8 anos vale 80 milhões viva ou morta. O Mesmo governo que abomina a prática da pirataria mas tem piratas agindo sob sua bandeira e consentimento. Que mata um homem, apenas por ser filho de outro homem. E mais, e mais, e mais, e mais.
Uma das melhores cenas do anime/mangá - Ace morre nos braços de luffy, assassinado pelo Almirante Akainu.
O fato é que One Piece pode provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida, desde a moral e ética, sobre o que é certo ou errado como também sobre sentimentos, sonhos, o amor e a relação entre as pessoas. Porém seria complicado falar sobre tudo isso, pois este texto já se tornou um pergaminho. E, apesar de tanta obscuridade, one piece nunca perde o bom humor, assim como seus personagens. Porque um mundo melhor sempre pode existir, mas enquanto ele não vem, temos que ser fortes, pois um dia sem sorrisos é um dia sem sentido, e o bando dos chapéus de palha sabe muito bem disso.

A minha, óbvia, opinião é de que One Piece não só merece todos os créditos que recebe, e muito mais. Como também merece ser assistido em original japonês ou pode-se ler em mangá. O fato é que a versão da  4kids censurou muitas coisas, sendo que algumas já são censuradas no anime, como o fato de Zoro estar amarrado numa cruz, não num pedaço de pau qualquer(essa alteração, no entanto, é justificada pois o ato pode se referir a crucificação e ofender a comunidade cristã que assiste/lê a obra). Os níveis de profundidade de One piece são incríveis e merecem ser apreciados como a obra de arte que são. A versão traduzida exibida no Brasil pelo SBT e o Cartoon Network foram capazes de dar a esse mangá/anime uma conotação de infantiloide e imbecil sem conteúdo que é realmente equivocada.

Porém, temos que confessar que você tem que ter muita fibra e paciência pra assistir 500 episodios... Não precisa; se chegar aos 200, lhe garanto que irá querer assistir o resto de bom grado. E agora também há a publicação do mangá no Brasil pela Pannini, que está em ótima qualidade, já tenho até o volume 1, dessa forma pode -se ler um por mês, que será bem menos pesado do que 300 ou 500 capítulos lidos de uma vez só. Mas acho que devemos sim fazer um esforço e dar uma chance aos piratas do Chapéu de palha, para que eles possam cativar nossos corações como já cativaram os de tantos outros.



ONE PIECE - O MANGÁ DE UMA GERAÇÃO.
Por Riraymage.

2 comentários:

  1. Oi Riray!
    Já faz um tempo que não passo por aqui.
    Adoro Mangás,apesar de não conhecer muito sobre o assunto.
    Adorei o post,parabéns.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, One Piece é ótimo, parabéns

    ResponderExcluir