NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

sábado, 10 de março de 2012

Porque "The Amazing Spider-man" será melhor que a primeira trilogia

Teaser Poster  "A História não contada"
Me lembro que anos atrás, quase no inicio da década passada, começaram a ser lançados as primeiras grandes adaptações cinematográficas do amigão da vizinhança. Homem-Aranha é, para mim, um dos melhores super-heróis já criados, seja em HQ, mangá, literatura ou qualquer tipo de mídia. Seja na DC ou na Marvel, apesar de não ser segredo nenhum de que eu não gosto dos super-heróis da DC e acho a maioria deles realmente sem graça, a exceção da regra é Batman. Realmente acho-o incrível. Mas porque o Homem-Aranha é tão incrível ?

Na minha concepção, porque ele é o super-herói mais "humano" de todos, o que não quer dizer, também, que os outros não sejam. Nós temos o Superman, uma criança alienígena que, na terra é dotada de poderes incríveis como voar, superforça, uma quase invulnerabilidade que me tira do sério desde a época que eu assistia pokemon, não é a toa que o chamavam de homem de aço e a kryptonita (pedaço da superfície de seu planeta natal) é a unica fraqueza dele, a sua proximidade torna Clark Kent igual a qualquer humano.
Existem mais heróis, obviamente, mas este foi apenas um exemplo qualquer.

Superman é um dos grandes esteriótipos, o jornalista meio recatado que veste uma fantasia e se torna incrível, fora que nunca intendi porque bulhufas ele sai com aquela cara lavada(cada-de-pau mesmo) sem mascara nem nada e sabe Deus como, ninguém nunca se tocou que ele era Clark Kent. Talvez isso já tenha acontecido, obviamente, mas as pessoas qualquer parecem não perceber, isso também me irrita. Deixando bem claro que não conheço os HQ's do Superman a fundo, não li nenhum, assisti apenas um ou dois filmes. Os filmes antigos são mesmo bem feitos e com aquela trilha sonora do John Williams que deixa tudo mais grandioso e épico. Também nunca assisti Smallville e nem pretendo.
Mas vamos falar sobre o aranha que é o que interessa e, principalmente, sobre os filmes dele.





















O Homem-aranha por ouro lado, já li algumas HQ's baixadas pela internet, algumas em livrarias, infelizmente não tenho nenhuma, mas queria ter. Confesso que não tenho amor pelas HQ's por causa do costume a mídia do mangá, o tipo de narrativa é diferente. Assisti aquela adaptação antiga do homem-aranha que passava na década de 90/2000 que era muito fiel, com direito aqueles conflitos onde tinham dois. três, quatro vilões de uma vez só. E essa é uma das poucas HQ's que aborda o crescimento do herói, não só como herói, mas como pessoa. Tem um quê de realismo maior em Peter Parker. Ele é um gênio, um verdadeiro nerd e está quase no fim do colegial, dificilmente você conheceu um cara tão nerd ou genial como Peter Parker pois não se tem noticia de um jovem que tenha criado um lançador de teias orgânicas, muito menos que caiba no seu pulso e tenha feito e testado tudo em seu próprio quarto. Talvez esse seja seu verdadeiro superpoder. Se me lembro dos HQ's e desenhos originais, ao ser picado, Peter ganha apenas superioridade física maior, mas não o suficiente para impedir que se machuque e "sentido aranha" aquela estranha premonição que dura poucos instantes e que já salvou muito sua pele.

Peter começa como um cara órfão e totalmente nerd, é sacaneado por todos, não tem amigos, ou muito poucos. Porém, quando veste a mascara de homem-aranha, ganha confiança, se sente poderoso. Ele não é o homem de aço, ele é um acrobata, quase um palhaço, brinca e faz piadas enquanto bate nos bandidos. O verdadeiro Peter Parker é o homem aranha (como todo bom clichê de superherói). Mas a vida de um justiceiro não é fácil e é por isso que Peter amadurece, e esse pra mim, é o pilar que sustentou a saga. E é o pilar fundamental que foi deixado de lado na adaptação para o cinema. Tivemos Tobey Maguire, um ótimo ator, e Sam Rammi, diretor incrível e todos sabem disso. Rammi teve a ideia bem bolada de fazer o aranha gerar teias orgânicas de si, o que ficou bem na tela, mas tirou de nós uns dos melhores momentos das sagas, que era quando o lança teias esgotava e ele precisava se virar sem elas. É interessante notar que Peter também foi o primeiro herói a tentar se aproveitar de suas habilidades antes de seguir o "caminho do bem". Somente com a morte do seu Tio Ben ele decide usa a fantasia vermelha-e-azul para para combater o mau.

E agora, após quase uma década de filmes do aranha, decidiram recomeçar tudo. O slogan/frase de efeito de "O Espetacular Homem-Aranha"(no Brasil) é "A história não contada". Afinal, é uma ótima propaganda. O que me deixa indignado é saber que, 10 anos atrás, fãs reclamavam de todas as alterações do filme de Rammi e hoje o consideram mítico. Os dois primeiros filmes são mesmo estupendos, enquanto o terceiro, me desculpem os que gostaram, foi vergonhoso, para com o cinema e para com as HQ's.
E a pergunta que não queria calar era, porque o Venom teve tão pouco tempo na tela?
Porque 3 vilões? E, principalmente, porque não desenvolver nenhum deles. E, já sem muita importância, pra quê Gwen Stacy? Estavamos muito felizes sem, você, Rammi, nos lembrar que ela é que deveria ser a Top da balada e não a ruiva Mary Jane.

Hoje, decidiram fazer um novo filme seguindo moldes mais fiéis a saga original e, mais uma vez todos eles reclamam. Mas é como dizem, ninguém nunca está satisfeito.
Mas então, quais são os motivos que tornarão The Amazing Spider-man melhor que a trilogia original ?

1 - Efeitos Visuais
Acho que esse seria um dos motívos mais óbvios. Estamos em 2012, a indústria dos efeitos visuais evoluiu muito desde o primeiro filme do aranha em 2002, possibilitando cenas mais realistas e mais incríveis, e acrobacias mais desafiadoras, assim como melhores representações dos vilões.

2 - Marc Webb [Diretor]
O Diretor Marc Webb estava acostumado em dirigir videoclipes e a sua primeira experiência cinematográfica foi dirigindo o filme "500 dias com ela"(2009) (500 days of Summer nos Eua). O filme teve uma boa repercussão, já em relação a bilheteria eu não sei explicar. 500 dias com ela é daqueles filmes que inova sem exageros. Construído de forma semelhante a uma compilação de vários videoclipes. Cenas curtas e elaboradas que dão atenção ao lado emocional dos personagens e suas angustias e problema sociais. Webb disse que procurará enfocar mais na mente de Peter e não só na ação, mas obviamente haverá ação.


3 - Andrew Garfield [Peter Parker/Spider-man]
Andrew Garfield como Peter Parker
Garfield declarou que era fã do aranha desde criança. Ninguém sabe se isso é verdade ou marketing, mas não importa porque ele é um ótimo ator e provavelmente o convenceria de que ama o Peter se estivesse na sua frente. Garfield já tem sua fama garantida após o bem-sucedido A Rede Social que concorreu o Oscar de melhor filme e foi derrotado por O Discurso do Rei. Tenho certeza de que ele saberá interpretar o Peter. O tipo físico dele também ajuda, ele é esbelto e magro, espero que o dublê dele seja flexível, tornando a conexão aracnídea maior.


Emma Stone como Gwen Stacy


3 - Gwen Stacy [Emma Stone]
Gwen Stacy é a maior paixão de Peter Parker, a época em que os dois viveram é chamada de "Era de Ouro" da saga do aranha. Ela seria a tal felizarda/azarada Sra. Parker, se não tivesse morrido na batalha derradeira entre Peter e o Duende Verde Original na ponte Golden Gate. Sim, amigos, quando isso aconteceu, Peter nem sabia da existência da ruiva M.J. Não precisamos dar maiores explicações sobre ela, basta saber que ela está no filme, o que evidencia a preocupação de Webb com a fidelidade. Agora precisamos saber se a Emma vai fazer jus a amada Gwen.

Rhys Ifans como Dr. Connors

4 - Vilão escolhido: Kurt Connors/ Lagarto
Kurt Connors, professor de faculdade de Peter, está desenvolvendo um composto para maximizar a capacidade dos seres humanos, principalmente sua capacidade de regeneração. Ele testa em si mesmo a formula e acaba por se tornar o Lagarto. É muito justo que seja um dos primeiros vilões de Peter, pois na saga, também é assim. No filme, o Dr. Connors sabe algo sobre os pais de Peter que ele quer descobrir. Kurt Connors será interpretado por Rhys Ifans.




5 - Desenvolvimento das relações entre personagens
Segundo as entrevistas e noticias sobre o novo filme, tanto Marc Webb, como Andrew e um dos roterístas(são três) do filme, Steve Kloves, afirmam que este filme será focado no lado mais humano de Peter, como citei acima. Não apenas isso, eles também decidiram que vão extrair mais das relações entre os personagens. The Amazing Spider-man  terá mais diálogos, mais "sentimentalismo", mais "pieguisse", por assim dizer. Entre toda essa "viadagem", o que realmente importa é que ele vai desenvolver melhor a história de cada personagem e a relação deles com o Peter.


Entre todos os personagens, em especial o Tio Ben. Nós teremos mais tempo de relação "Peter-Tio Ben" antes de ele ser assassinado, dessa forma poderemos nos afeiçoar a ele e sentir a morte dele quando vier o momento. Assim como também a relação com a Gwen Stacy. Especula-se que a nova trilogia irá acabar com o conflito na ponte Golden Gate entre o Homem aranha e o Duende verde original onde Gwen Stacy morre. Marcando de uma vez por todas a passagem de Peter(bem dramático, vocês não acham?) da adolescência para idade adulta. Acho que, com um final desses, a frase "Grandes poderes implicam grandes responsabilidades"  terá muito mais impacto. Outro detalhe interessante é que, segundo as noticias, também veremos o processo de transformação psicológica que o Dr. Connos sofre devido aos seus problemas de mutação. 

Não sei quanto aos fãs de filme pipoca de Spidey 3, ou aos de filmes cult de Sam Rammi. Mas eu vou adorar toda essa "baboseira" que o Webb está inserindo no filme. Pra mim, estes são apenas alguns dos motivos que me levam a crer que The Amazing Spider-man será não apenas melhor que a primeira trilogia, mas também um grande filme.


OBS: A relação entre os poderes de peter, força sobrehumana, premonição, lançar teias e se fixar em paredes difere entre os diferentes universos do aranha, como é normal da marvel. O Homem aranha clássico não produzia suas próprias teias, mas (sabe Deus como) andava pelas paredes. Afinal, de onde vinha aquela cena espetacular e imortal onde Peter sobe a parede pela primeira vez? Céus, aquilo é lindo e eu espero que essa cena apareça nesse filme novo! No universo(se minha memória não falha) ultimate, o homem aranha cria tecnologia que o auxilie, por isso esse é o meu universo favorito, mas posso estar errado. 

A Marvel possui muitos universos e é comum os filmes mesclarem esses universos quando escolhem as características. A criação do lança teias e as botas aderentes por parte de Peter também foi incorporada a série de TV da decada de 1990-inicio de 2000: "O espetacular homem-aranha". Mas a maior parte dos acontecimentos da série animada é fiel ao homem aranha comum, a série animada chega até o casamento de peter parker, passando pela saga de venom e do uniforme negro, passando pela batalha derradeira entre ambos onde o Venom desaparece por muito tempo, ela segue depois pela saga do "2ª venom e do carnificina(Carnage, outro vilão dependente do simbiose). Nessa saga eu tenho duvidas se faz parte do universo principal ou de alguma das vertentes, acredito que seja do Ultimate. "O espetacular homem aranha parou de ser produzido durante a saga dos clones, no entanto eu não sei se ela foi concluída.

Falando em saga dos clones, isso é uma idiotice, mas até hoje eu tenho uma camiseta que tem a estampa de todos os clones do homem aranha e eu adoro ela! 
Quanto ao final da saga dos Clones, nunca sei que fim ela deu, o ultimo episodio de que me lembro é o em que peter e Mary jane se separam, após isso minha saga de HQ's e desenhos animados acaba quando eu começo a ler mangás e livros... mas hoje em dia queria ter todas essas HQ's. O Aranha sempre será um herói incrível!

Porque "The Amazing Spider-man" será melhor que a primeira trilogia. - Riraymage

Nenhum comentário:

Postar um comentário