NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tributo ao Legião Urbana - Mais uma vez Wagner Moura mostra porque é O Cara.

Já tem um tempo que se estava comentando a possibilidade de haver um tributo ao Legião Urbana com a presença de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá - ex-integrantes da banda de Renato Russo. E mais ainda, além de Dado e Bonfá, os fãs iam contar com a presença de Wagner Moura, que era o cogitado para interpretar algumas das canções mais famosas e brilhantes do rock brasileiro. E houve o tributo. Foi nesse fim de semana, e ainda foi exibido pela MTV, afinal, eles organizaram. Para meu azar, nesse dia, a MTV não deu o braço a torcer nem a pau e o sinal da Televisão estava uma merda. Mas isso não importa.

Houveram ainda alguns comentários muitos maldosos, especialmente no YouTube. Muitos fãs e não-fãs e, pra variar, odiadores da Globo alfinetaram e teceram comentários ácidos sobre nosso amigo Wagner Moura. Pra quê o ódio? O fato é que muita gente (que certamente não tava com as ideias em dia, ou estava por fora do assunto) achou que esse tributo era uma forma de ganhar dinheiro encima da memória do Legião Urbana, do Renato Russo. O evento entrou nos Trending Topics do Twitter e estava entre os assuntos mais comentados do Facebook, como era de se esperar. E ainda fica a pergunta: será que todo o ódio é por causa da importância que deram ao "showzinho" do Wagner Moura? Não, não foi, mas parte dela certamente foi fruto disso.

Parece que na cabeça das pessoas - não generalizando - é claro - jovens e que aparentemente não sabem o impacto que o Legião Urbana teve na juventude brasileira de aquela época não tem noção do que esse show representa, Pior, como nos EUA havia um horror inexplicável que se instituía com a simples presença de um oriental num recinto onde todos se perguntavam se ele poderia ser terrorista(e a maioria achava que era), aqui no Brasil se desenvolveu uma espécie de "anti-globismo"(licença poética) em muita gente. De repente tudo aquilo que é da Emissora Globo ou que tem relações com a Globo é ruim, é superficial, é "du mal" e quer te manipular, alienar e transformar seu cérebro em ovo frito. É compreensível isso, afinal, a Globo realmente tem muita podridão mas nem todos os atores ou profissionais que tem relações com ela são podres. E Wagner Moura é um exemplo bem claro disso.

Wagner Moura não estava lá para imitar Renato Russo, não estava lá para se auto-promover, não estava lá para ganhar dinheiro(afinal, ele já tem e já esta cotado para um monte de filmes internacionais, esse show não faria diferença nenhuma na conta bancária dele). Wagner Moura estava lá como fã. Ele mesmo declarou. Wagner Moura é, antes de ator ou "ator global"(já comentei que acho ridículo essa expressão "global" para se referir aos profissionais da emissora Globo? É completamente fora do significado da palavra) uma pessoa como qualquer outra e, pode parecer irreal, mas ele foi adolescente, jovem e viveu a geração Legião Urbana. Ele era tão fã de Renato Russo quanto todos os fãs que estavam lá para assistir sua interpretação. E para provar que isso é verdade, ele deu uma declaração à MTV que confirma isso. Além disso de essa não ser a primeira vez que Wagner Moura canta Legião, ele já interpretou musicas em filmes como Homem do Futuro e VIP, e em muitos trabalhos seus há sempre uma canção do Renato na trilha sonora.
E no show Moura se empolgou, se emocionou, se jogou.Cantou Tempo Perdido, Pais E Filhos, Via Láctea, Daniel na Cova dos Leões e por ai vai. Dançou, chorou, pirou na batatinha e mesmo com os problemas do microfone e o fato de sua voz não ser treinada para o canto levou aos fãs a loucura pois, como o próprio Wagner disse, ele era apenas o interprete.

Minha opinião é que as pessoas que boicotam ele desconhecem o ator e acham que ele é um hipócrita nojento ou simplesmente consideram uma piada ou ofensa um ator cantar Legião. E se fosse outro ator talvez eu concordasse com todos esses hatters. Mas se trata de Wagner Moura, o Capitão Nascimento - isso tem relevância? Na verdade não, é só mais uma das suas brilhantes interpretações como ator. Wagner Moura tem carisma e, aparentemente, tem um cérebro dentro da cabeça e sabe como usar ele. Dificilmente você lê noticias de que ele fez um comentário maldoso ou passou por situações moralmente recrimináveis. Na verdade você não lê muito sobre Wagner Moura porque o próprio Wagner já disse que ele é um ator e gosta de ser reconhecido pelo trabalho dele, mas não permite que sua privacidade seja invadida. Existem muitas outras situações, declarações e entrevistas - além de seu trabalho - que reforçam a ideia de que Wagner Moura foi o fã perfeito para subir no palco e prestar essa homenagem ao nosso querido Renato Russo. O cara simplesmente tem o dom de fazer tudo aquilo em que põe o dedo brilhar, e é realmente difícil acreditar que toda aquela emoção foi puro "fingimento". Concluindo: eu acho é que o Wagner Moura botou pra foder lá encima e teve peito pra fazer o que muita gente não faria. Fã que é fã é assim. E ele provou que é sim um fã do Legião. Se fosse eu, não perderia por nada esse karaokê supremo.

Obrigado Wagner Moura, por esse presente. Obrigado Dado e Bonfá e, principalmente, obrigado Renato Russo, por marcar para sempre a história da juventude brasileira. 

Vale a pena assistir:







Nenhum comentário:

Postar um comentário