NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo) - George R. R. Martin: Resenha e análise completa


A Septologia das Cronicas de Gelo e Fogo( A Song of Ice and Fire), teve seu primeiro livro publicado ainda no seculo passado, em Agosto de 1996. É um livro já "velho", no entanto, só agora é que caiu na boca do povo. O anuncio da adaptação para série de TV, o interesse na história aumentou consideravelmente e após a primeira temporada o sucesso foi consolidado. A qualidade porém, sempre foi altíssima. 

As Cronicas de Gelo e Fogo nasceram quando o autor e roterista de TV e cinema George R.R. Martin cansou de produzir roteiros e histórias para esse tipo de mídia. Segundo ele "Era sempre grande demais, grande em personagens e cenários, seria muito trabalhoso, muito caro." Com mais de 10 anos de experiência nas costas, Martin não precisava de nada da câmera, alias, já não queria mais nada, apenas a liberdade que nunca teve.  Martin prometeu que iria escrever o maior livro que pudesse, com todos os personagens que quisesse, todos os castelos e cenários que imaginasse e ninguém poderia impedi-lo, afinal, era um livro. Assim foi feito, uma vez que o primeiro livro inicia a série com nada modestas 586 páginas, incluindo o apêndice que ao final de cada livro lista as principais casas, seus personagens e suas linhagens. Uma das primeiras coisas que o leitor iniciante vai descobrir é que o apêndice, e também os mapas que aparecem na primeira e ultima páginas do livro, são muito uteis pois vocês vão descobrir que Martin cumpriu todas as suas promessas. 
No brasil, a saga pertence a editora Leya.

Mas vamos a sinopse do livro: 
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família.
Quem vencerá a guerra dos tronos ?


Minha resenha se divide em duas partes, considerações sobre o enredo(não possui spoilers) e sobre a mecânica da obra. Para ler tudo, clique no link abaixo.

Sean Bean (o Boromir de SDA)
Interpreta Lorde Stark
1- Sobre o enredo.
Não há um enredo em Guerra dos Tronos, há varios. Poderia se dividir em quatro tramas básicas que se desenvolvem ao longo das páginas.

No Norte, há a Casa Stark, do Senhor Eddard de Winterfell, sua esposa Catelyn e seus cinco filhos( Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon Stark) e o filho bastardo de Lorde Eddard, Jon Snow.
A história começa quando Robb e Jon encontram uma ninhada lobos gigantes, segundo o bastardo, eles estavam destinados a Casa Stark. Porém acreditava-se que lobos gigantes estivessem extintos.
Em Winterfell, Lorde Eddard recebe a visita de seu amigo Rei Robert da Casa Baratheon, ele o convida para ser  Mão do Rei.  A mão do rei fala com a voz do rei e exerce todos os seus direitos. No passado, ambos amigos travaram uma guerra e conquistaram o Trono de Ferro e Robert tornou-se rei, agora quer que Eddard o ajude a manter o trono.



Kit Harington  é o bastardo Jon Snow


E em algum lugar, muito a leste de Westeros, nas terras alem do mar, vivem os irmãos Viserys e Daenerys Targaryen, os ultimos sobreviventes do massacre da Casa Targaryen, que eram legítimos herdeiros do Trono de ferro antes de seu pai, o Rei Louco Aerys, ser derrubado por Robert anos antes. Viserys vende sua irmã à um clã de selvagens cavaleiros em troca de um exercito. Ele está decidido a tomar o que é seu por direito.

Enquanto Lorde Eddard se dirige a Porto Real (King's Landing) para começar a cumprir seus deveres. Seu   filho bastardo, Jon Snow decide ir para A Muralha, em busca de gloria e honra, acreditando em velhas canções. Logo Jon Snow percebe que a Muralha não é nada do que ele imaginava, porém, uma vez feito o juramento, o desertor será morto e isso não é tudo que ele terá de enfrentar pois em algum lugar do extremo norte um Rei ameça Westeros e todo mundo fala de estranhas e perigosas criaturas e de um inverno que nunca acaba.



2. Pontos interessantes
Para entender a saga, é preciso ter consciência do múltiplos personagens e núcleos que compõe a história. Aqui não há numeração de capítulos. Cada capitulo leva o nome do personagem cujo PDV(ponto de vista) será narrado, todos eles sempre em terceira pessoa de consciência limitada. No primeiro livro você tem uma visão privilegiada de quase todos os membros da Casa Stark, os grandes astros da primeira parte, além de mais alguns.

Outro ponto a se comentar, é que em Westeros, os verões duram anos, e os invernos duram ainda mais, e quanto mais anos durarem o verão, os invernos serão ainda mais severos, fator que influencia, em varios sentidos a história.
Emília Clarke interpreta Daenerys Targaryen

Não há como definir As Cronicas de Gelo e Fogo, com um enredo só, porque, diferente das outras sagas, ao invés das tramas se amarrarem, elas se fragmentam, logo cada personagem acaba com sua própria trama.Outro ponto a se levar em conta é que a saga não é nada infantil embora se insira num gênero tipicamente povoado por histórias infantis. Guerra dos Tronos é um livro pesado, em alguns casos até visceral, o próprio Martin declarou "como posso ser verossímil se não disser o que acontece quando uma espada é enterrada num crânio?".
É a chamada fantasia adulta, os personagens escarram, se embebedam, defecam e fazem sexo e tudo isso é descrito, além das batalhes com descrições não excessivamente detalhadas, mas apenas o suficiente para você sentir o peso da cena ou do acontecimento. Os Diálogos são bem elaborados tanto no modo cordial, como no modo chulo. Sim, você vai ler muitos palavrões em sua passagem pela saga. 

Martin retrata a idade dos reis com uma verossimilhança incrível, desde o tipo de conduta as relações de honra, de vassalagem e da hierarquia entre lordes, cavaleiros, sores e muito mais. A parte que mas se deve apreciar, além dos diálogos e a riqueza são as relações pessoais e os níveis de profundidade de cada personagem. No jogo dos tronos (como diria Lorde Voldemort em A Pedra Filosofal) não existe bem ou mau, existe apenas o poder, e aqueles que são fortes suficiente para lutar por ele. Existem os jogadores, os grandes Reis, lordes e Cavaleiros, e as peças, todos a volta deles. As redes de intriga tiram e devolvem sua certeza a cada página, todos eles tem medos, tem coragem, eles são fieis, eles traem, protegem e assassinam tornando tudo mais real e, muito belo pois quando você lê um personagem na visão de outro, ele parece muito mau ou muito bom, então a narrativa muda para outra perspectiva e você percebe que ele não é tão mocinho nem tão vilão. No mundo de Westeros nada é o que parece, tudo é volátil.
Trono de Ferro de Westeros
Resenha: Guerra dos Tronos - George R.R. Martin  by Riraymage

2 comentários:

  1. Riray,gostei muito da tua resenha,sempre me perguntei se esse livro era realmente bom,agora tenho uma ideia do que esperar.Concordo plenamente com vc sobre o Nockelback,a musica vem da alma,adoro eles.Tb uso as suas musicas como inpiração.Seguindo!!
    Bjos!
    Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Somos fascinados pela história medieval desta série, é que tudo o que é ótimo nisso, do começo ao fim, um exemplo é o elenco envolvido, como Sophie turner, excelente atriz que deu um toque único a esta saga. Este 12 de abril já é a quinta temporada de volta.

    ResponderExcluir