NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 - O Oscar dos Esnobes.

No ultimo Domingo ocorreu no Kodak Theatre em Los Angeles a 84ª premiação do Oscar. Considerado o prêmio de maior prestígio na comunidade cinematográfica mundial, homenageando sempre a excelência da chamada "7ª Arte" desde os melhores filmes aos diretores consagrados que os idealizaram e toda a equipe técnica por trás dele. E este ano não foi diferente, ou pelo menos "supostamente" não foi diferente, a julgar pelas ultimas vitórias da década passada. O meu ver, os Academy Awards já foram a prova indubitável de que um filme era verdadeiramente excepcional, mas nos dias de hoje, cada vez mais parece decadente.

Segundo minhas pesquisas, o Oscar foi criado em meados da década 1920 como forma de homenagear e promover o cinema e grandes filmes e premiar os atores, diretores e participantes por sua competência. No inicio as cerimônias duravam pouco mais que 30 minutos. Então as décadas passaram e passaram, hoje a cerimônia de entrega dos Oscar é um dos eventos mais deslumbrantes e glamorosos do calendário anual, acontecendo sempre entre meados de Fevereiro e inicio de Março, premiando os grandes filmes que passaram pelas telonas no ano anterior. 

No Oscar tudo é maior. "Magnifico, estupendo, monumental" são alguns dos adjetivos para descrever o evento, onde um tapete vermelho é deslisado para que os grandes atores, atrizes diretores e outras celebridades possam caminha por eles com a pompa que teriam reis e rainhas europeus alguns séculos atrás. As mulheres exibem seus vestidos exclusivissimos (ou nem tanto assim, já houve casos de atrizes usarem vestidos parecidos ou idênticos) e os homens se limitam a desfilar o velho smoking a là James Bond. Na maior premiação do cinema mundial temos apresentações de varios tipos de arte, todas elas homenageando a 7ª arte. As vezes temos cirque du soleil, as vezes temos Broadway, as vezes temos orquestras, ou tudo junto. O que, as vezes, torna o evento quase egocêntrico. Mas vamos parar de frufru, to aqui é pra falar do Oscar 2012. E se vocês ainda tem alguma duvida em relação ao fim do mundo, então se preparem.


Este ano tivemos grandes filmes (como em todos os anos, é claro) e também tivemos filmes não tão bons. Certamente assisti alguns deles, mais não todos. Foi um ano infeliz para mim no que se diz a respeito do cinema, pois o frequentei poucas vezes por falta de tempo, e este ano não vai ser diferente graças ao vestibular. Concorrendo a melhor filme tivemos "A invenção de Hugo Cabret" e "O artista" como favoritos, e o filme de Martin Scorcese sai derrotado pelo filme francês com louvor, provando que os velhotes da Academia ainda tem algum juízo na cabeça.O artista é um filme que homenageia o cinema e hollywood dos tempos de glória, revisitando o cinema mudo e o Preto-e-Branco, com ótimas atuações, trilha sonora e figurino, todos recebem a estatueta, assim como o diretor, é claro. Foi um pareo duro, tinhamos Os Descendentes, Histórias Cruzadas, Meia Noite em París, Cavalo de Guerra e Tão Perto e Tão forte. 

A surpresa maior foi a ultima vaga estar vazia, a ultima vaga para melhor filme é tradicionalmente ocupada por um blockbuster (vulgo: filme pipoca). O Pareo estava entre a comédia "Missão Madrinha de Casamento"  e o ultimo filme da saga Harry Potter "Harry potter e as Relíquias da Morte parte 2" No entanto, nenhum dois dois foi indicado, gerando comoção em jornais do mundo todo. Afinal quando um filme recebe indicações em todos os anos, quando atinge um lugar entre as 3 maiores bilheterias da história, quando recebe 96% de aprovação do Top Critics da Rotten Tomatoes, quando, em todo mundo recebe apenas pouco mais de 10 críticas negativas e cerca de 200 positivas; esse filme deve ser observado e valorizado, e quando ele não é indicado, algo está errado.

Nas categorias tecnicas tivemos "Transformers, Harry potter parte 2, Cavalo de Guerra, Planeta dos Macacos - A origem e, obviamente Hugo e, também obviamente, ele ganhou quase todas elas. Houveram mais alguns filmes, com o  Dama de Ferro vecendora de melhor atriz para Maryl Streep, uma das poucas que realmente mereceram este ano também ganhou Melhor Maquiagem!
Planeta dos Macacos e Harry Potter poderiam ter ganhado Efeitos Visuais, mas foram derrotados por Hugo. Não nego a excelência do filme, mas acredito que os efeitos desses filmes eram superiores. Transformers e Millenium mereciam uma vitória em Mixagem de som, porém Hugo levou tudo.
O premiadíssimo "O Artista", o belíssimo "Cavalo de Guerra" e o igualmente belo Harry Potter também mereciam direção de arte e mais uma vez quem levou foi Hugo.

Uma das maiores decepções do ano, também para nós, brasileiros, foi a musica Real in Rio ser derrotada por Man or Muppet  quando estava claro que a musica de Carlinhos Brown era superior a concorrente. O filme Rio também não recebeu indicação para melhor animação.

Este ano foi o ano de "O Artista" e "Hugo". Quanto aos outros filmes, pelo menos alguns deles receberam o prêmio de consolação, outros como Harry potter e Planeta dos Macacos, vão fica chupando dedo até a próxima oportunidade. 

Outro vexame facilmente notado foi quando, em determinado momento passaram "grandes cenas" do cinema no telão, com passam todos os anos e lá vemos filmes como titanic, O senhor dos aneis, avatar, guerra ao terror e muitos outros, alguns realmente espetaculares como Indiana Jones, e Star Wars(existem mais), mas outros nem todos, pois em certo momento você pode vislumbrar a saga Crepúsculo, famosa pelas suas indicações ao "framboesa de ouro", premio dos piores do ano da 7ª arte.

Esta não é a primeira vez que a Academia faz escolhas que não entendemos e cada vez mais nos perguntamos: porquê?

Em 2011 Discurso do Rei concorreu com Cisne Negro e Bravura Indômita, além do suposto favorito  A Rede Social e Inverno da Alma. Todos filmes incríveis, não que eu desmereça o Colin Firth, sua atuação foi belíssima, merecendo o Oscar de melhor ator, mas não posso concordar em melhor filme. Na categoria de Melhor Roteiro Adaptado o vencedor foi A Rede Social de David Fincher, ótimo diretor. Porém havia também  Bravura Indômita.  E Harry Potter parte 1 mais uma vez não foi indicado a categoria.  Alice no Pais das Maravilhas de Tim Burton venceu a melhor Direção de Arte, e detrimento a Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 e, o mais merecedor deles:  Bravura Indômita.

Alice teve o merecido prêmio de melhor figurino e Inception ganhou em Efeitos Visuais, Edição e Mixagem de som, três prêmios condizentes. A Mixagem de Som de Inception é um atrativo a parte do filme. A Melhor canção original foi para Toy Story e trilha sonora, merecida, vai para A Rede Social.  Como em todos os anos, o Oscar erra e acerta, mais alguns erros são gritantes.

Em 2010  Guerra ao Terror superou como melhor filme "Preciosa", "Um sonho possível" e "Bastardos Inglórios" e se predesse, provavelmente daria lugar a Avatar  de James Cameron, não mais merecedor.
Avatar ganhou de Harry Potter e o Enigma do Principe em Melhor Fotografia. Além de levar a maioria dos prêmios técnicos.

É melhor eu parar por ai.. O fato é:  "O que faz um filme merecer um Oscar?"

Antes poderia se dizer que não há receita para ganhar o tão sonhado homenzinho dourado, mas cada vez mais, com o passar dos anos, parece que sim, essa receita está se solidificando. Cada vez mais o Oscar se infla, para provar seu ar cult e artístico,  de filmes que remetem a política, cinebiografias e revisitações, inovar já não mais incrível, a moda agora é voltar ao passado, voltar a certos clichês, porém ninguém pensa em homenagear A Noviça Rebelde ou  O Mágico de Oz ou  Casablanca
Os "filmes pipoca" estão cada vez mais sendo vistos por desprezo pela academia, e mesmo as categorias técnicas já não lhes fazem justiça. 

A cada ano que passa, o Oscar se torna cada vez mais "esnobe" e suas escolhas cada vez mais obvias, alimentando críticas negativas sobre a Academia e negligenciando a nova geração de cinéfilos que os filmes das ultimas duas décadas inspiraram. Afinal, será que os velhos estão finalmente ficando velhos?

Oscar 2012 - O Oscar dos Esnobes - por Riraymage.

Um comentário:

  1. Cara, eu me neguei ver a premiação deste ano, pois vendo o que estava ocorrendo nos anos passados percebi que coisas estavam fora do lugar e decisões estavam sendo mal tomadas. Não sei em prol de quem eles resolveram premiar os filmes menos merecedores mas uma coisa está certo, nada é como antes. Quando era mais nova e assistia a essa premiação via como os prêmios eram justos, eram corretos e os ganhadores faziam jus, hoje em dia não mais, isso está se perdendo pois eles parecem estar dando importancia a quantidade sem levar em consideração a real qualidade do filme.
    Se tirarmos por Guerra ao terror, podemos ver que o prêmio não merecia ser dado a ele, Preciosa foi um filme lindo, e merecia bem mais do que Guerra ao terror, mesmo que ele tenha lá seus fundamentos reais e tudo mais.
    Nestes raros momentos percebemos que hollyhood não é mas a mesma, ela não liga pras mesmas coisas, diria até que está se vendendo, como no fim é o ponto em que todas essas coisas chegam. Só tenho uma exata palavra pra isso tudo: Lamentável.

    ResponderExcluir