NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Eu Sou o Numero Quatro - Resenha

LIVRO    &    FILME
O livro (I am number four), pra inicio de conversa, foi escrito por um pseudônimo, o nome muito bem escolhido. Para todos os efeitos, essa saga de livros foi desenhada por Pitacus Lore. Agora, tornou-se filme. Possui também uma continuação chamada "O Poder dos Seis", o livro já está as vendas no Brasil e deve ser adaptado para o cinema em breve. Os livros fazem parte da saga chamada como Os Legados de Lorien e preveem uma trilogia, aparentemente.
Vamos a resenha. Sem rodeios.

O Livro é fácil leitura, minha avó(acreditem se quiserem) o comprou para ler e adorou, ela é uma devoradora de livros, assim como eu, lê muito mais e em maior quantidade graças ao tempo livre. Eu estava ocupado em terminar de ler Guerra dos Tronos, primeiro livro das Cronicas de Gelo e Fogo. Ao término do livro eu acabei por viajar e não poderia levar algo enorme como A Fúria dos Reis na mochila devido ao peso. Foi ai que Eu Sou o Numero Quatro se tornou atraente. Era leve, e curto, com apenas 350 páginas. O previsto era que eu o terminasse em quatro dias(irônico não?), mas acabei por terminar em três, isso ainda porque racionei as páginas para não terminar em um dia.  Eu Sou o Numero Quatro é narrado em primeira pessoa, excerto pelo prologo. É em terceira pessoa.

No prologo, seguimos um rapaz de idade média 15 anos, ele esta em algum lugar de uma floresta. Escondido. O rapaz é surpreendido por alguém, um homem. Ele corre, corre a velocidade de quilômetros por hora, pula grandes alturas, atira-se contra parede. Atravessa-a. Ele não é um rapaz comum, naturalmente ele é encurralado e assassinado.
Em algum lugar nos Estados Unidos, Florida. Um rapaz sente uma dor intensa na sua perna, como se a queimasse. E da dor, surge uma cicatriz, a terceira cicatriz. O que ela diz? O numero três está morto. Agora é a vez dele. 

Descobrimos que o rapaz é o quarto na ordem de um grupo de nove crianças alienígenas, sobreviventes do planeta alienígena Lorien, um dos 12 planetas habitados conhecidos, segundo os lorienos. Próximo a Lorien, há morgadore, planeta de origem dos invasores que dizimaram Lorien, e do outro lado... há terra. O numero quatro e seu guardião viajam constantemente, numa espécie de vida nômade, escondendo-se dos morgadorianos.  A partir dai a história entre livro e filme toma rumos diferentes. O filme oculta muitas coisas interessantes para o entendimento do enrredo geral da história, porém apenas omite, ele não altera os fatos. Essencialmente, filme e livro são os mesmos. O Filme é curto e pobre em relação ao livro, poderia durar talvez meia hora a mais, tempo mais que suficiente para algumas explicações importantes.

O Fato é, não há muito que falar sobre o livro, ele é muito pequeno e simples, o autor não se preocupa em rebuscar a linguagem  nem diferenciar de qualquer forma, porém a narração em 1ª pessoa do numero quatro é interessante, as vezes parece estar narrando no presente, outras no passado. Talvez a unica peculiaridade notada por mim. Devo dizer que é um bom livro, porém se pretende ver o filme, assista-o primeiro para não se decepcionar pois também possui uma ótima produção. Bons efeitos especiais e alguns atores legais. O Numero quatro poderia ter sido interpretado por Tom Felton(Draco Malfoy em Harry Potter). Achei o ator fraco, mas posso ter me enganado.

De 0 a 5 estrelas, eu daria 3. É definitivamente uma leitura divertida, mas é difícil achar incrível, apesar de ser bom, quando você acaba de ler o livro Guerra dos Tronos que foi feito por um verdadeiro mestre.

Em especial em relação ao filme, as cenas finais são de tirar do folego. Fazia muito tempo que eu não ficava eufórico ou soltava um "PQP" após uma cena de ação incrível. O livro tem tanta ação quanto, porém os momentos finais parecem mais emocionantes com igual dose de euforia. Em todo caso o livro é recomendadíssimo. Qualquer leitor o leria em no máximo dois dias. Caso queira, assista ao trailer legendado do filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário