NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

domingo, 30 de outubro de 2011

Do you fell "rock'n roll" ?

Então você acabou de acordar e seu colega de escola te liga convidando pra ir a festa de aniversário dele. Isso é uma situação hipotética, obviamente. Tudo bem, vocês nem se falam tanto, mas ele te faz rir e vice-versa, "então por que não, pode ser que o cara seja brother, vou no niver dele" pensa.

Quando você chega lá que se depara com os outros "amigos" dele, um monte vestida de preto, ou a grande maioria deles. Na televisão de LCD de 60 polegadas está rodando um DVD de uma banda que você não conhece e os pais dele não estavam em casa. Tudo era de pernas pro ar, latas de refrigerante, pratos e copos plásticos espalhados pelo chão, em algum lugar, uma garrafa de Sminoff Ice se esconde. E você, que pensou que ia curtir uma balada, assiste atônito um monte de pessoas pulando e levantando as mãos, em certo pontos eles enlouquecem de vez e começam a pular e acotovelar uns aos outros naquela varanda enorme e você, ainda atônito, simplesmente observa.


Quando você vai a uma festa de pessoas comuns, provavelmente se depara com Bonde da Stronda, Justin Timberlake, Madona, Rihanna, Lady GaGa...
Mas se a festa for de alguém estranho, como o rapaz aniversariante da situação hipotética, provavelmente encontrará algo como The Offspring, The Clash, Guns 'N Roses, AC/DC... Iron Maiden. Se ele for patriota, algo como Legião Urbana, Novos Baianos, Skank.

Eles tocam Rock, cada um deles... Ao modo deles. Da boca das maioria dos vocalistas das bandas citadas, será muito dificil escutar palavras doces sobre amor, ou perspectivas românticas sobre sexualidade, se houver, será sobre quantas vezes ele transou naquela noite ou porque aquela "acompanhante" da lapa recusou o dinheiro dele. Será política, transgressão, agressividade, anarquia, choque de ideologias. Todos misturados de um jeito bizarro e ao mesmo tempo cativante com o som quase ensurdecedor de guitarras que são tencionadas ao seu máximo, combinações frenéticas de acordes, baixistas cujos dedos calejados já não tem mais tato, bateristas cujos braços são musculosos graças aos treinos intensos... Isso é ROCK 'N ROLL. 
Eles não são fracotes como os das bandas de pagode, aqueles homens nem deveriam tocar numa baqueta.

Mesmo com tudo isso, é difícil dizer o que é o Rock. Que nasceu lá pros anos 30/40 filho do Blues e do Jazz, um roqueiro de verdade, por exemplo, na minha concepção deve saber apreciar uma boa musica de Blues ou Jazz ou pelo menos reconhecer a qualidade disso. Rock é espirito, rock é emoção, é loucura. Você sabe que está escutando o Rock de verdade quando sente vontade de pular, não importa onde e você sabe que é um roqueiro quando pula, onde quer que esteja, seja com headphones ou caixas de som, o efeito é o mesmo, e até no volume 10 do mp3 a emoção penetra em seu cérebro.

Rock é rebelde, é incansável, quase impossível de aprisionar. Desde o mais ofensivo dos punk até o mais tranquilo dos hippies. Se existe algo em comum entre todos os roqueiros de verdade, é isso, eles são livres, loucos e impossíveis, errados e certos, imorais, incorretos, mas sempre livres. Isso é o Rock.

O espirito do Rock não está em quebrar coisas, mas faremos se for preciso, não está em proferir xingamentos, nem travar lutas, mas será feito se houver um motivo. O verdadeiro espirito do rock é a liberdade, liberdade de pensamento, de ideologia, de vida. Liberdade de ser quem somos sem ligar para o quem as pessoas pensam que somos, liberdade essa que é sempre criticada. Nós roqueiros sempre seremos rebeldes. Pois vivemos num mundo onde liberdade não existe. Nesse caso vamos criá-la e se para isso for necessário xingar pessoas, quebrar coisas, pisar em vermes, faremos. Se para ser livres, precisarmos ser rebeldes, seremos, porque nosso espirito foi moldado para ser livre e enquanto houver boa musica para escutar, teremos gasolina para continuar. Isso é ser roqueiro. Isso é o espirito do Rock 'N Roll.


Um comentário:

  1. tenho apenas, uma, eu digo, uma palavra pra esse post... PERFEITO
    Oh Lordy! eu sou sua fã xD

    ResponderExcluir