Quando o Sacro Império da Britânia entra em violenta expansão. O mundo inteiro está a mercê de sua fúria. E assim todos os países entram em guerra, tentando deter o avanço britânico, incluindo o Japão. Em aquela época ainda era Japão, aliás. Por volta do ano de 2010 a o Sacro Império estreou sua nova arma, maquinas robóticas com auto poder de destruição controladas manualmente pro soldados treinados, os Nightmare Frames. Com essas novas maquinas a Britânia acabou por dominar uma grande parte do mundo, isso inclui o Japão - foi subjugado e menos de um mês. A partir desse momento os países dominados perderiam sua condição de país para ser províncias e respectivamente serem numeradas... assim perdendo seu nome também.
Mais ou menos 12 anos se passam. O Japão tornou-se Área 11(eleven). A Area 11 é dividida entre a "concessão" rica e britânico o gueto(periferia) pobre - onde vivem os japoneses. Em todas as áreas há bairros estritamente britânicos. Num deles vive Lelouch Lampelouge um meio-japonês/meio-britânico, que estuda e mora na academia Ashford, uma academia estritamente britânica. Os únicos elevens(como são chamados os japoneses) que estudam ali tem de ter sangue europeu, ou ser de família muito rica ou nobre, por isso são bem poucos. É nesse mundo dominado pelo Sacro Império da Britânnia que se situa a história de CODE GEASS.
E, como é de se esperar, num mundo tal como esse há grupos de resistência e protesto que tentam a todo custo recuperar sua liberdade, seu país, sua nacionalidade. E em um certo momento por motivos que não importam, uma carreta pertencente aos "Britannians" que foi roubada tomba. Há aglomeração em torno do local e Lelouch encontra um compartimento enorme e de dentro dele surge uma mulher estranha de cabelos verdes e de roupas ainda mais estranhas. Lelouch logo em seguida é abordado pelo contingente militar dos Britannians e a mulher se coloca em sua frente e é alvejada. Lelouch está cercado, e acha que vai morrer, mas antes que fosse silenciado, algo acontece em sua mente: A mulher lhe pergunta se quer fazer um trato - ganhará o poder do reis(seja lá qual for ele) mas terá que lhe dever um favor que ela cobrará quando desejar, ele aceita. Lelouch então fixa os olhos nos militares e ordena que se matem. Milagrosamente, eles dão um tiro na própria cara! Esse era o geass - a capacidade de submeter qualquer pessoa a uma ordem, mesmo que ela seja a morte.
Somente as pessoas preparadas para levar um tiro... |
Esse poder na mão de alguns não faria muita diferença, mas Lelouch é um grande enxadrista que nunca perdia uma partida. E, principalmente, Lelouch odeia o Sacro Império e quer destruí-lo. Mas Como? Com a ajuda da misteriosa "bruxa" C.C - mulher que lhe deu o geass- Lelouch adota a identidade de Zero e junta-se a um grupo de rebeldes japoneses para cumprir seu desejo. Enquanto isso, Kururugi Suzaku, filho de um general japonês, se alista para o exercito da Britânnia, tornando-se um "Britannian honorário" e assim tendo direito a tudo que os mesmos tem, embora seja descriminado pela origem japonesa. Suzaku é amigo de Lelouch e de sua irmã(cega e paraplégica) Nunnaly, e, por alguma razão "honrosa" quer mudar o mundo, tal como Lelouch. Mas Suzaku quer mudar a situação dos elevens por dentro dos bastidores. Eventualmente Suzaku e Lelouch seguem lados opostos e tornam-se inimigos. Suzaku como oficial Britanniano e Lelouch como lider dos rebeldes. E assim a história se desenrola. Vale comentar que depois nós descobrimos que o nome verdadeiro de nosso herói é Lelouch vi Britânnia, descendente do Sacro império e filho de mãe japonesa que foi "vendido" ao Japão durante a guerra e cuja mãe foi assassinada, daí vem tanto ódio. Só por uma questão de curiosidade, o nome do primeiro episódio do anime é O dia em que o demônio nasceu.
CODE GEASS é uma franquia, foram feitos anime, mangás(varias versões), entre outras coisas. Embora quase todas as histórias se refiram ao Lelouch Lampelouge que ganhou o Geass e decidiu destruir um império sozinho - sabe se lá como. Nesse caso não se pode dizer qual é a história original/verdadeira. Na verdade todas são.
Code Geass daria um ótimo filme Live-Action. Mais do que isso, merecia um filme Live-Action. Houveram filmes como Dragon Ball ou Narnia. Mas estamos falando de uma boa adaptação então vamos lá. O Primeiro motivo que faz Code Geass interessante é o estilo de narrativa do anime. Se encaixaria na categoria de filme policial, ou guerra. Ainda poderia ser ficção cientifica. Não acho que exista um padrão para se escolher ou fazer filmes em Hollywood, ou para fazer filmes em geral, mas acho que existem alguns requisitos para se produzir um filme especialmente se esse filme for uma adaptação. Os filmes precisam ter um enredo consistente e objetivo, não podem dar voltas. Não são novelas nem séries de TV e não tem todo esse tempo. O Roteiro precisa ser auto-explicativo e não podem haver cenas soltas, afinal é uma adaptação e eles precisam se ater ao que é importante. Principalmente porque nem todos os filmes tem enredo suficiente para duas e meia ou três horas de duração e ainda sim manter o espectador interessado. O filme tem que ser muito bom. Isso explica porque séries cinematográficas como Harry Potter(sempre uso esse exemplo porque é o que mais conheço e mais fácil de lembrar) embora tenham uma linearidade própria não são cópias minuciosamente fiéis à mídia original. Os livros eram grandes e tinham muitas subtramas que eram desnecessárias ou não contribuíam, pelo menos diretamente, para a evolução do enredo, assim essas histórias foram descartadas para que o que realmente não poderia faltar estivesse lá.
Cosplay C.C |
Mas Code Geass não é um livro. É um anime/mangá. Talvez se daria melhor então como série de TV? Pode ser. Um exemplo óbvio de série de TV/desenho animado que virou filme e não se saiu muito bem foi o desenho da Nickelodeon Avatar: The Last Airbender (A Lenda de Aang). O Filme The Last Airbender tinha uma direção de arte muito bonita, e uma fotografia muito bonita. Uma trilha sonora simples mas que, provavelmente foi o que conferiu alguma emoção ao filme e o tornou suportável. The Last Airbender era igual o desenho nas construções, nas roupas, e até os atores eram idênticos as suas versões em desenho(excerto Tio Iroh e o Senhor do Fogo, que nem aparecia na primeira temporada e virou um gordo esquisito). E até mesmo algumas passagens da história eram idênticos até nos diálogos. Li que M.Night Shaymalan era fã do desenho. Não sei se é verdade mais isso não importa. O ponto da coisa é: Em Code Geass isso não pode acontecer. E, temos que admitir, se já temos o anime, pra que outra adaptação episódica? Code Geass é um anime/mangá onde há muitos diálogos e muitas explicações. É como um jogo de Xadrez e o tabuleiro é o próprio Japão. O anime tem 51 episódios juntando duas temporadas e o mangá tem 12 volumes.
Cosplay Lelouch |
Mas então como adaptar CODE GEASS?
Um dos ponto positivos de Code Geass talvez seja justamente o numero de franquias e adaptações. Fornecendo conteúdo suficiente para a uma adaptação cinematográfica de características próprias. Depois, há uma coisa legal na premissa da série que é o fato de que o geass não é um poder exclusivo. Muitas pessoas podem adquirir o Geass fazendo um contrato. Nesse caso poderiam criar uma história nova, com um personagem novo e até em outro tempo, usando o mundo de Code Geass apenas como plano de fundo e como base dessa nova história. Poderia-se fazer a uma história sobre um portador do Geass que viveu na idade média por exemplo e o que ele fez com esse poder. Mas se quisermos adaptar a história de Lelouch... isso é muito possível!
Code Geass tem Robôs gigantes, estações aeréas, tecnologias novas, e isso não deve ser problema para o cinema. Não com essa evolução que houve nos efeitos especiais. Mas ai vem o problema: a grande batalha acontece na mente dos adversários. Nesse caso poderiamos seguir a versão mangá Hangyaku no Lelouch(mesma do anime). Nessa versão não há Knighmares Frames, apenas armas e tanques normais. Isso pouparia o tempo gasto em sequencias de luta entre os robôs(se só serviriam para gastar tempo mesmo) e tornaria, de quebra, o filme mais emocionante e pesado pois agora as guerras seriam feitas do modo tradicional e o Lelouch ocuparia o papel de general (ou algo semelhante) que daria as coordenadas da batalha. Veríamos tiros, correria, sangue e todo aquele desespero que as guerras provocam. Dariam um tom sério e político ao filme. Embora a série tenha de fato essa atmosfera, para o cinema acho que precisaríamos intensificar ela ainda mais, e tentar mostrar todo o horror do império isso revolta Lelouch, mas sem tirar o caráter pessoal disso. Lelouch faz o que faz para destruir o império por vingança a sua familia, não porque é amigo dos pobres elevens embora perceba que também precisa ajudar eles - porque alguém tem que fazer isso.
A ultima coisa que eu queria comentar a respeito da história é a capacidade que o Geass tem de enlouquecer seu usuário. Quanto mais usado é o geass mais forte ele se torna até que o usuário possa até perder o controle de seu poder e o geass se torna automático. No Lelouch por exemplo o geass seria ativado e aquilo que ele dissesse no momento seria interpretado como uma ordem, mesmo que não seja essa a intenção. Isso inclusive nos leva para uma das melhores cenas da série inteira.
Enfim, o teor político, as guerras, a opressão, a questão psicológica e vários outros motivos que não da pra citar qualificam Code Geass mais que o suficiente como roteiro para uma adaptação com atores reais não só emocionante e eu fórica mas também com um conteúdo a ser explorado e uma mensagem a ser passada. O que está esperando Hollywood? Compra logo isso! Porque é material de qualidade - coisa meio rara por essa bandas daí.
Animes que dariam ótimos filmes em Live-Action #2: CODE GEASS - Riraymage
Nenhum comentário:
Postar um comentário