NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Pensando sobre #1

Windows Phone: obrigado Android, mas eu gostei daqui

Recentemente eu comprei um Nokia Lumia 520, o que é bem estranho porque usualmente eu sou um "fã-boy" da Apple que usa android porque não pode ter um Iphone... ou Ipad... ou Macbook (sonho de consumo). E como todo seguidor da maçã que se preze, eu não gosto do Windows. Atualmente meu PC tem Windows 7 porque me recusei a instalar o mais atual, a nova interface pesou nessa escolha. Se eu já me irritava com o Windows 7 e os comentários sobre o Windows 8 não eram bons, o Windows Phone 7.5 que nascia junto não poderia vingar. Por isso me recusei terminantemente a conhecer os SO's. 

De alguns meses para cá minha opinião tem mudado, o SO para PC's ainda não me passa confiança, mas WP 8.0 - evolução do 7.5 presente nos aparelhos da família Nokia Lumia me surpreendeu positivamente.
Antes do novíssimo Lumia 520 eu usava um LG Optimus L3 com Android Gingerbread 2.3 que travava bastante e, principalmente, tinha problemas de gerenciamento de memória, o que me impediu incontáveis vezes de adicionar novos contatos ou até enviar SMS. Também uso um Galaxy Note 8.0 (tablet) com a versão 4.2 do SO da Google e sua, muito útil, caneta S Pen, que tem a qualidade de escrita mais precisa que experimentei até hoje. Além disso, tive contato com alguns outros aparelhos top de linha, posso dizer que convivi bastante com os dispositivos moveis. Mas vamos ao que interessa, o Windows Phone.

Windows Phone é a aposta da Microsoft no ramo de celulares inteligentes e chegou bastante atrasado ao mercado, quase três anos após o android. Por esse motivo, muitos problemas e boatos negativos surgiram junto: instabilidade, travamentos, poucos recursos e aplicativos e, obviamente: era windows, que não era muito afamado desde o fracassado Windows Vista e sua suposta evolução, o não tão compreendido Windows 8. Numa certa entrevista, Bill Gates disse que talvez a maior besteira dele tenha sido apostar em sistemas operacionais abertos, que não rodam especialmente bem em nenhuma maquina específica, Jobs concordou com ele. Gates disse que talvez entrasse no negócio. Não tenho certeza, mas acho que ele realmente se inspirou durante esse tempo. E foi mais esperto que a Apple. Se tornou parceiro da finlandesa Nokia, cuja reputação vem de aparelhos móveis parrudos e duradouros. Fabricou um SO inteligente, fluido e bonito que certamente tinha algumas limitações na versão 7.5 e ainda tem algumas na versão 8.0, mas bastante produtivo. 

 A Samsung também fabricou aparelhos com WP, mas ninguém lembra deles graças a família Lumia. Meu 520 é o mais simples de todos, com sua memória de 512mB, processador de dual core de 1 GHz, memória interna de 8gB e câmera de 5 megapixels sem flash. Parece um mau negócio? Pense duas vezes, ele custa 450 reais. E depois de usar, percebi que tinha um desempenho que rivalizava com muitos androids top e mids que já mexi, isso graças ao hardwere competente da Nokia. Alem disso, para mim que buscava um smartphone realmente inteligente, que fosse simples e funcional e não me desse dor de cabeça, a linha Lúmia caiu como uma luva: não é tão personalizável, mas é bastante funcional e fácil de manusear: em poucas horas eu já estava acostumado com sua construção e navegação. Com as Live Tiles, quadrados e retângulos animados, a tela inicial se torna uma grade central de notificações ao mesmo tempo que é hall principal de aplicativos, onde todos os app são personalizados e harmonizam com aparelho, diferente do android, uma explosão de cores, tamanhos e interfaces onde o grande trunfo é a personalização. Para os acostumados a utra-personalização dos androids essa interface minimalista não é tão atraente, mas para pessoas como eu que buscam exclusivamente funcionalidade, e nem se importam tanto com o visual(1 mês com meu tablet e ele ainda mantinha a tela inicial padrão, o mesmo vale para o Desktop), é ótimo. A Nokia também contribui muito desenvolvendo apps para suprir os gaps do WP não solucionados pela Microsoft. Como se não bastasse, para facilitar ainda mais a vida do usuário, as telas são ultra-sensíveis, consigo executar todas as ações sem nem ao menos tocar os dedos no aparelho. 

Estou satisfeito com a migração. Se pudesse, compraria o Lumia 1020 sem medo. Obrigado android, foi bom enquanto durou, mas gostei daqui e não pretendo sair tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário