NOTA: Este é um blog de opinião, não de noticias. Portanto tudo aquilo que for escrito, embora fundamentado em dados, noticias ou informação verídica, não é imparcial. E também não é uma verdade absoluta, é apenas uma opinião critica, portanto não deve ser vista com tal. Fica a dica.

sexta-feira, 1 de março de 2013

ESPECIAL JOGOS VORAZES #1 O livro no cinema

Suzanne Collins é implacável em sua trilogia, e a Lionsgate não decepciona. Jogos Vorazes é um sucesso nas duas mídias.

Jogos Vorazes ( The Hunger Games) é o mais novo fenômeno literário a estampar posters para o cinema. Dessa vez com uma adaptação digna de um bom livro, e de uma boa produção; processo que se repetido trará bons lucros e fará muitas almas felizes. Afinal, se antes os "potterheads" enlouqueciam nos cinemas ao ver cada cena trasportada para tela, e piravam a cada passagem alterada, aqui a Lionsgate não decepciona. Jogo Vorazes, além de ser um bom livro, também deu origem a um filme que, acredito, satisfaz os fãs mais exigentes. Neste especial, farei minha análise sobre a trilogia, que acabei de ler, e também sobre suas adaptações cinematográficas, podendo conter eventuais spoilers. Esse primeiro post é sobre as adaptações para cinema. Se ainda não viu o primeiro filme ou leu o livro e pretende, sugiro que não leia a crítica antes de conferir você mesmo. Se não se importa com quaisquer revelações, siga em frente.

O filme nos apresenta Katniss Everdeen( Jennifer Lawrence), uma garota de 16 anos. Ela mora no distrito 12. O distrito doze é um lugar lamentável, miserável. O povo vive da mineração de carvão, sendo eternamente vigiado pelos pacificadores - soldados enviados diretamente pela capital para manter a ordem. Na verdade existe uma Capital, ela controla doze distritos, sendo o primeiro o menos pobre e o ultimo o mais miserável. Katniss é a chefe de sua família e, para mantê-los, caça ilegalmente fora das mediações do distrito com Gale, seu amigo e parceiro de longa data. E esse poderia ser seu destino pelo resto da vida se sua irmã de apenas 12 anos não fosse selecionada para a 74ª edição dos Jogos Vorazes. Algo aconteceu na America do Norte, hoje os EUA e Canadá são Panem, um pais nascido de uma catástrofe que debilitou consideravelmente os seres humanos. Ressurgidos das cinzas e governados a mão de ferro os 12, antes 13, distritos se rebelaram contra a capital e foram vencidos, o décimo-terceiro distrito foi destruído. Para que os remanescentes nunca esquecessem quem manda, a Capital realiza anualmente os Jogos Vorazes. Dois adolescentes entre 12 e 18 anos não "colhidos" de cada distrito e jogados numa arena para duelar até a morte, eles são chamados de tributos; e todo o país é obrigado a assistir impotente, exceto a Capital, é claro, ali, o reality show é uma diversão. Apenas um vive e, como diz Effie Trinket( Samantha Banks), que a sorte esteja sempre a seu favor.
Até este ponto do enredo, a adaptação se assemelha muito ao livro, apenas omitindo alguns fatos que podem vir a ser revelados nos próximos filmes, como a não menção do fim que teve o pai de Katniss, e o sumiço de alguns personagens que não são essencialmente relevantes, como a filha do prefeito, que no livro da a Katniss o broche de tordo (mockingjay no original). Uma omissão que merece ser comentada, que pode ou não ser percebida pelos espectadores, ainda que não tenham lido, é que o gesto dos três dedos 
Quando o filme segue para o segundo ato as coisas ficam um pouco diferentes. Aqui adentramos no mundo da Capital. Katniss e Peeta Mellark ( Josh Hutcherson), o tributo masculino, são levados para a Capital num trem que se move a 400km/h. O Povo da Capital é esquisito, de uma moda estranha, vestidos de diferentes formas, tecidos, materiais e cores. Ali homens tem sobrancelhas azuis, mulheres tem cabelos rosas, peles tingidas de outra cor e tudo isso é comum. A Capital é um show a parte do filme, é onde a direção de arte, os maquiadores e figurinistas, todos brilham, seu trabalho é impecável, qualidade essencial em filmes do gênero, é preciso situar o espectador no mundo que ele propõe, isso tem que ser convincente. Pessoas se amontoam para dar uma boa olhada nos futuros cadáveres, para acenar, gritar seus nomes, parabenizar ou desejar boa sorte. Eles apostam nos vencedores, os patrocinam e torcem por um vencedor. Um verdadeiro Big Brother Panem, e tudo seria muito bonito e emotivo se 23 dos tributos não terminassem mortos e pelo menos 23 famílias seriam destruídas. Mais do que isso: como em todo bom reality show os participantes tem que conseguir o apoio da platéia, cativá-los para que os investidores do lado de fora facilitem suas vidas do lado de dentro da arena. É aqui que a história começa a mudar um pouco em relação ao livro. No livro, que é narrado em 1ª pessoa, estamos na mente de Katniss, assim podemos saber tudo que ela pensa, suas suposições, teorias e estratégias de jogo, como um rosto triste bem colocado num momento oportuno ,um suspiro fingido ou um amor fabricado. E embora alguns dos diálogos com seu tutor Haymitch ( Woody Harrelson) tenham sido omitidos( e teriam contribuído muito para o enredo)exceto talvez um "faça eles te amarem" aqui, a impossibilidade de traduzir a mente de Katniss acarreta uma perda de conteúdo na adaptação, pode parecer, até, para quem assiste, que Katniss realmente ama seu colega tributo, quando na verdade é tudo um fingimento para atrair a atenção dos patrocinadores.
Existem também algumas poucas adições ao filme que me deixaram feliz. Seneca Crane( Wes Bentley), o idealizador dos Jogos Vorazes ganhou carne osso, ele nunca aparece para Katniss, mas podemos vê-lo na sala de controle da arena regendo os jogos. Podemos entender de onde vem o seu "sentimentalismo" que salva a vida da protagonista. Isso também ajuda a nos situar no mundo, mostrando o alcance da tecnologia nessa época, desde a engenharia genética a armas lasers e campos de força. A alta tecnologia da Capital é inserida como um elemento tão comum que nem tão percebida no filme, elemento puramente secundário para construir o cenário. Gosto disso também. Dessa forma o filme tem um foco maior nas pessoas, não nos efeitos especiais em volta delas além de dar uma sensação de realidade. Se algo fosse comum a você, seus olhos não veriam isso com deslumbramento, por mais incrível que fosse.
O filme acaba pouco depois do segundo ato, mas antes do fim do primeiro livro, acho que foi uma boa escolha, se forem levados em consideração as continuações do livro. Das qualidades técnicas eu comentei ao longo do texto, da trilha sonora não da pra falar muito por que ou ela foi inexpressiva, ou eu simplesmente não notei. Todo o resto do filme esta impecável e bastante fiel aos livros, como acabei de mostrar, embora com suas adaptações que não podem ser evitadas, acho bastante digno, um dos livros mais bem adaptados da ultima safra. O Segundo livro, Em Chamas(Cathing Fire ), estréia no fim deste ano e o terceiro livro, A Esperança(Mockingjay ) foi dividido em dois filmes e o roteiro da primeira parte já foi finalizado. Teremos ainda muito de Jogos Vorazes para ver, pelo menos pelos próximos três anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário