A Septologia das Cronicas de Gelo e Fogo( A Song of Ice and Fire), teve seu primeiro livro publicado ainda no seculo passado, em Agosto de 1996. É um livro já "velho", no entanto, só agora é que caiu na boca do povo. O anuncio da adaptação para série de TV, o interesse na história aumentou consideravelmente e após a primeira temporada o sucesso foi consolidado. A qualidade porém, sempre foi altíssima.
As Cronicas de Gelo e Fogo nasceram quando o autor e roterista de TV e cinema George R.R. Martin cansou de produzir roteiros e histórias para esse tipo de mídia. Segundo ele "Era sempre grande demais, grande em personagens e cenários, seria muito trabalhoso, muito caro." Com mais de 10 anos de experiência nas costas, Martin não precisava de nada da câmera, alias, já não queria mais nada, apenas a liberdade que nunca teve. Martin prometeu que iria escrever o maior livro que pudesse, com todos os personagens que quisesse, todos os castelos e cenários que imaginasse e ninguém poderia impedi-lo, afinal, era um livro. Assim foi feito, uma vez que o primeiro livro inicia a série com nada modestas 586 páginas, incluindo o apêndice que ao final de cada livro lista as principais casas, seus personagens e suas linhagens. Uma das primeiras coisas que o leitor iniciante vai descobrir é que o apêndice, e também os mapas que aparecem na primeira e ultima páginas do livro, são muito uteis pois vocês vão descobrir que Martin cumpriu todas as suas promessas.
No brasil, a saga pertence a editora Leya.
Mas vamos a sinopse do livro:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família.
Quem vencerá a guerra dos tronos ?
Minha resenha se divide em duas partes, considerações sobre o enredo(não possui spoilers) e sobre a mecânica da obra. Para ler tudo, clique no link abaixo.